Governo sem pressa para votar orçamento e fazer reforma


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

“O Supremo Tribunal Federal marcou para quarta-feira a sessão em que deve liberar a votação do Orçamento da União, mas o governo não tem pressa para que isto aconteça ainda esta semana.
Da mesma forma, deve ficar para meados de março a minirreforma ministerial.

O motivo nos dois casos é o mesmo: dar tempo ao tempo para administrar as pressões dos partidos por mais espaço na Esplanada dos Ministérios e cuidar antes da liberação de verbas das chamadas emendas parlamentares, que é o que está emperrando a votação do Orçamento desde o ano passado.

A presidente Dilma já estava mesmo empurrando a reforma ministerial para março e agora ganhou um bom motivo: atender ao vice-presidente Michel Temer, que pediu para só fazê-lo após a convenção do PMDB, marcada para o início do próximo mês.

Está acertado que o PMDB mineiro deverá ganhar uma vaga pelo apoio que deu ao PT em Belo Horizonte nas eleições municipais e também porque é de lá o principal candidato da oposição, até agora, o senador Aécio Neves, que anda cortejando o partido de Temer para embarcar na  canoa tucana.

Como em outros casos, o problema é encontrar o nome, tarefa que foi dada ao próprio Temer e ao ministro da Indústria e Comércio, o mineiro Fernando Pimentel.

Dilma gostaria muito de atender a uma sugestão do ex-presidente Lula para dar algum ministério ao PR. Chegou a conversar com o senador e ex-governador do Mato Grasso Blairo Maggi, mas os republicanos não aceitaram a indicação dele. E não é fácil encontrar outro nome.

Que ninguém espere grandes surpresas, já que a reforma deve ficar nisso: um ministério para o PMDB mineiro, um para o PR e um ou dois para o PSD de Gilberto Kassab, que conta com a quarta maior bancada na Câmara, e pode compensar a eventual saída do PSB da base aliada para tentar um vôo próprio com Eduardo Campos já em 2014.
Até as dez horas da manhã desta segunda-feira, pelo menos, tudo indicava um cenário de calmaria, sem fortes emoções, para a semana política em Brasília.”
Foto: Juan Pratginestós

Comentários