Dilma descansa, mas prepara reforma ministerial com vistas a 2014


Dilma voltou a Salvador, onde
passou o carnaval no ano passado


“Enquanto a presidenta Dilma Rousseff descansa o corpo em uma praia baiana, durante o carnaval, a cabeça permanece ligada na minirreforma ministerial que terá lugar no Palácio do Planalto, logo após a folia de Momo. Presidente do Partido Republicano, Alfredo Nascimento, que ocupava o Ministério dos Transportes, pasta que foi alvo de denúncias em série nos últimos anos, durante os ataques da quadrilha do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e seu veículo de comunicação preferido, a revista semanal de ultradireita Veja, reuniu-se, na véspera, com a presidente Dilma para discutir as indicações de seu partido na reforma ministerial. É provável que a legenda fique com a pasta da Agricultura, com o senador Blairo Maggi (PR/MT).

A caminho da reeleição, Dilma começa a recompor sua base de apoio e após reunião demorada com o ex-ministro Franklin Martins, da secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há duas semanas, parece reunir munição para enfrentar a mídia conservadora, que a deseja o mais distante possível do cargo que ocupa atualmente. Dilma também compõe com o PMDB de Minas, que deverá ficar com o Ministério dos Transportes, na tentativa de neutralizar o provável candidato da direita, em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O PMDB paulista também deverá ocupar a pasta da Ciência e Tecnologia.

Dentre os demais ministros, no entanto, apenas o titular da equipe econômica, Guido Mantega, parece ter assento reservado no conselho de Estado até o final do mandato da presidenta. Porta-voz do governo, Thomas Trauman reafirmou que Mantega fica até 2014. Trauman falou à coluna da jornalista Claudia Safatle, diretora do diário Valor Econômico, de propriedade cruzada entre os grupos conservadores de comunicação Globo e Folha de S. Paulo.

– A determinação da presidente é de mantê-lo no cargo até o fim do governo. O ministro da Fazenda é Guido Mantega. Boatos são boatos – afirmou.
Na coluna da jornalista, desta sexta-feira, ela também assinala a preocupação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em relação à inflação. Tombini relatou suas preocupações com a inflação.

– A inflação está resistente e nos preocupa – disse pouco depois da divulgação da alta inflação de janeiro, pelo IBGE, que revelou variação de 0,86% do IPCA.

O Ministério da Fazenda não vê contradição, para o controle da inflação, entre a política monetária frouxa e a nova e expansionista política fiscal do governo, que reduziu o superávit primário este ano em mais R$ 20 bilhões para abrigar novas desonerações de impostos. As novas desonerações serão feitas de forma mais universal, em benefício do consumidor – a exemplo da cesta básica e da energia elétrica – ao contrário dos incentivos setoriais concedidos até agora para determinados segmentos da indústria. Foi uma vitória do secretário-executivo, Nelson Barbosa, que desde o fim de 2011 defendia a queda do superávit para reduzir a carga tributária.

Carnaval tranquilo

Dilma embarcou no início da tarde desta sexta-feira para Salvador, onde passará o carnaval. Segundo a assessoria do Planalto, ela passará o feriado descansando na Base Naval de Aratu, na capital baiana, e não participará das festividades. Dilma deixou o Palácio do Planalto, onde despachou nesta manhã. Às 12h20, seguiu para a base aérea de Brasília. De lá, para Salvador, onde foi recepcionada pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, segundo informou assessoria do governo do Estado. A previsão de volta à capital federal é terça-feira.

O Planalto informou que a presidente “não participará de atividades festivas”. Alguns dos seus ministros, no entanto, não dispensaram a presença no camarote oficial do governo da Bahia, no circuito Campo Grande. De acordo com assessoria da Bahia, participarão os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Marta Suplicy (Cultura) e Gastão Vieira (Turismo). Antes de viajar, Dilma recebeu nesta manhã o membro e futuro coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, e o presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Esta é a segunda vez que Dilma, como presidente, escolhe a base naval para passar o carnaval. No ano passado, ela ficou hospedada no local por cinco dias na companhia da filha, do genro, do neto, da mãe e da tia. A presidente também passou o último réveillon no local. Em 2010, quando era candidata à Presidência, Dilma acompanhou o carnaval de rua de Salvador.”

Comentários