Consumo de combustíveis no país cresce 6,1% em 2012


Vitor Abdala, Agência Brasil

“O consumo de combustíveis no Brasil cresceu 6,1% de 2011 para 2012. Em todo o país, foram consumidos 129,7 bilhões de litros de combustíveis no ano passado. O dado foi divulgado hoje (28) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), durante seminário para avaliação do mercado de derivados do petróleo.

A economia cresceu em torno de 1,5%. É um setor que cresce quatro vezes mais do que o crescimento do país. O resultado mostra que é um setor que tem passado muito longe da crise mundial”, disse o diretor da ANP Florival de Carvalho.
O consumo de gasolina C (comum, usada nos veículos) chegou a 39,7 bilhões de litros, um aumento de 11,9% em relação a 2011. Por outro lado, o etanol teve uma queda de 5,6% no consumo. O etanol hidratado (usado diretamente como combustível) caiu 9,6%, enquanto o anidro (adicionado à gasolina) diminuiu apenas 0,2%. “A queda do etanol hidratado tem a ver com preço [que aumentou em 2012] e a população faz a escolha entre um combustível e outro [etanol ou gasolina]”, disse o diretor.

De acordo com a ANP, também houve crescimento do gás liquefeito de petróleo (GLP), de 0,5%, de querosene de aviação (4,8%), de biodiesel (7%), de óleo diesel (7%), e de óleo combustível (7,1%).

Segundo Florival de Carvalho, para evitar problemas de falta de combustível em alguns locais do país, como houve no final de 2012, a ANP está preparando uma resolução que vai permitir o aumento da capacidade de estocagem de combustível no Brasil.

Ele acredita, no entanto, que os investimentos feitos pelas empresas distribuidoras de combustível para ampliar sua capacidade de estocagem de combustível não resultarão em aumento de preço para o consumidor.

Florival de Carvalho disse ainda que o aumento do percentual do etanol anidro na gasolina deverá reduzir a necessidade de importação desse combustível. “Não sei se em 2013 haverá um crescimento de 6% [dos combustíveis], mas certamente será um crescimento robusto. O importante é que não faltará combustível neste ano”, reforçou.”

Comentários

Anônimo disse…
Alguns dados revelam que o prazo de validade do PT acabou! Depois de dez (10) anos no poder a importação de gasolina cresceu 82% em 2012, bem ao contrário do que o Lula, o grande mentiroso da nação prometeu! E o Pré-Sal? A Eletrobrás terá de cortar 30% de seus gastos! Antes, estatizante, agora o PT quer privatizar tudo com o nome de "concessões"! Vão elevar as tarifas dos portos para que os capitalistas se interessem! O Programa Minha Casa Minha Vida virou um pesadelo para os investidores por causa da burocracia! "Eu não quero participar deste Programa nunca mais", disse o presidente da Ecocil, sr. Silvio Bezerra! O Grupo Braval paralisou os investimentos diante da demora da aprovação dos projetos! "No Brasil se gasta mais tempo com a burocracia que com a obra" declarou Felipe Cavalcante! A criação de novos empregos teve o pior janeiro desde o auge da crise global, apenas 28 mil vagas em todo Brasil! O déficit de US$ 11,4 bi em janeiro nas contas externas foi o maior da história, 40% a menor que a previsão do Banco Central! O custo do trabalho na indústria cresceu 6,5% em 2012, a maior alta em 11 anos, uma combinação da queda de 0,8% da produtividade com o aumento de 5,8% no aumento médio dos salários, Isto é, os salários subiram mais rápido que os preços estrangulando a indústria! Nos próximos dois anos, 60 das 330 usinas de açúcar e etanol da Região Centro Sul fecharão! A Petrobrás retirou as encomendas da indústria naval nacional transferindo-as para a China! O lucro do BNDES caiu 9,55% em 2012! Neste momento, devido ao escoamento da safra, a fila para atracar em Santos é de 59 navios e em Paranaguá de 82, três vezes maior do que o ano passado aumentando o custo Brasil! Em resumo, nestes 10 anos o PT quebrou a Petrobrás; igualou o desenvolvimento do país ao do Paraguai e ao da Bolívia; deixou retornar a inflação, mais de 8%; elevou a carga tributária a 40% do PIB; os nossos remédios são os mais caros do mundo; a nossa indústria foi sucateada; o Brasil ocupa o 84º lugar nos índices de desenvolvimento humano em especial nas áreas da Saúde (hospitais públicos, Dengue), da Segurança, derrotada pelas drogas, e não construiu sequer uma grande obra de infra-estrutura! Como se pode constatar, o PT paternalista proporcionou o Bolsa Família, i.é, deu o peixe e não ensinou a pescar!
Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
Em tempo I: : os índices de popularidade da Dilma começarão a cair! O seu governo será péssimo e sequer será candidata! Então, o Lula reaparecerá, caso não seja condenado antes!
Em tempo II: Roberto Campos dizia com absoluta razão: "a esquerda é burra!" Acabaram por provocar a maior audiência à blogueira! Quando alguém falar "comunista burro" será um pleonasmo!
Em tempo III: a tragédia das drogas permitem três conclusões: 1ª- a de que as drogas entram no Brasil através de suas fronteiras. 2ª- a de que o responsável por nossas fronteiras é a chefe do Governo Federal. 3ª- e a de que a mãe do PAC é a madrasta de todos os drogados deste país!
Em tempo IV: o Tico Tico, meu cachorrinho, é muito mais descente do que qualquer mensaleiro: ele só faz coco no local adequado, ao contrário dos petistas José Dirceu (10 anos de prisão), José Genuíno (6 anos), Delúbio Soares (8 anos) e João Paulo Cunha (9anos) que fizeram coco em cima de toda a nação!
Em tempo IV: caso algum petista educado, com argumentos e que não seja "lelé da cuca" desejar refutar minha opinião tem à sua disposição o meu e-mail. Obrigado.