Ataque de hackers ao Twitter pode afetar 250 mil contas


A administração do microblog disse que já iniciou investigações e alertou para medidas de segurança


Hackers anônimos podem ter obtido acesso a informações privadas de até 250 mil contas de usuários do Twitter, informou a administração do microblog na noite desta sexta-feira (01/02).

Os ataques aconteceram durante esta semana e quando foram detectados, os operadores da rede conseguiram combate-los. Apesar disso, a investigação do Twitter indicou que os hackers podem ter acessado endereços de e-mail, IDs e versões criptografadas das senhas de milhares de usuários.

A administração afirmou que como medida de precaução, apagou as senhas possivelmente afetadas e enviou mensagens aos seus usuários notificando o problema.

Em comunicado na sua página oficial, o Twitter lembrou que o ataque afetou uma pequena porcentagem de seus usuários – que ultrapassam os 200 milhões -, mas alertou para a necessidade de todos tomarem medidas de segurança.

“Certifique-se de usar uma senha forte – pelo menos 10 caracteres e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos – que não esteja sendo utilizada para outras contas e sites”, recomenda o microblog.

A empresa também lembrou a advertência do Departamento dos Estados Unidos de Segurança Interna para os internautas desinstalarem de seus computadores o aplicativo Java por ser considerado inseguro. A Apple e o Mozilla já retiraram o aplicativo de seus navegadores.

"Esse ataque não foi obra de amadores, e nós não acreditamos que tenha sido um incidente isolado", disse o Twitter. "Os invasores eram extremamente sofisticados e nós acreditamos que outras companhias e organizações também tenham sofrido ataques similares recentemente."

O Twitter ainda informou que está trabalhando com autoridades para rastrear os hackers.

Nesta semana, os jornais norte-americanos New York Times e Wall Street Journal declararam que sofreram quebras em seus protocolos de segurança causados por hackers da China.”

Comentários