"El País" paralisa distribuição após publicar foto falsa de Chávez no hospital


Jornal recolheu exemplares e
retirou foto de sua edição digital

Redação, PortalIMPRENSA

“Nesta quinta-feira (24/11), o jornal espanhol El País paralisou a distribuição de sua edição por conta de uma foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou o portal G1. A imagem, fornecida pela agência Gtres Online, mostrava um homem entubado após operação em uma cama de hospital.

Segundo a agência, o "homem" na foto era Chávez durante recuperação de cirurgia contra o câncer em Havana, Cuba. No texto junto à foto, porém, o El País explicava que não conseguiu verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem fornecida pela Gtres Online.

Após constatar o erro, o jornal espanhol "paralisou a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda", diz nota publicada na versão online da publicação. Além disso, retirou a imagem falsa da sua edição digital, onde teria permanecido por aproximadamente meia hora. 

Grotesca e falsa

Em seu perfil no Twitter, o ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, afirmou que a foto "tão grotesca quanto falsa" foi retirada de um vídeo no YouTube no dia 6 de janeiro de 2008. Segundo ele, a imagem é da cirurgia de outra pessoa, um paciente com acromegalia, doença hormonal.

"O El País é um jornal confiável, mas é evidente que se equivocou e publicou uma falsa imagem de Chávez", disse o historiador venezuelano Elías Pino, de acordo com o portal Terra.

Também pelo Twitter, Pedro J. Ramirez, diretor do jornal El Mundo, afirmou que a foto lhe foi oferecida, mas se recusou a publicá-la sem apuração. "Ontem nos ofereceram uma foto de Chávez entubado. Dissemos não. Como se vê, outro veículo aceitou", escreveu ele.”
Foto: Reprodução

Comentários