“É hora de chorar, mas também de buscar os culpados”


Leia texto do jornalista Políbio Braga, um dos mais influentes blogueiros gaúchos. Entre os responsáveis, estão o dono da boate, Kiko Spohr, os seguranças, que cobraram a conta antes de permitir a saída dos jovens, e as autoridades públicas que permitiram o funcionamento de uma casa noturna sem alvará e plano de fuga em caso de incêndio

Por Políbio Braga / Brasil 247

Santa Maria - É hora de chorar os mortos, mas também de buscar os culpados pela tragédia

Ainda é muito cedo para buscar culpados neste caso da tragédia que matou 245 jovens em Santa Maria, RS, mas pelo menos três linhas de investigação podem resultar na responsabilização de quatro gêneros diferentes de atores:

Os seguranças - Basta ler o que escreveu no Facebook do editor uma das pessoas que estiveram na boate: "Eu estava com as primeiras pessoas que sairam do local! Tivemos que forçar a barra com os seguranças para os mesmos abrirem a porta".

(Paulo @Paulomagrojr - Via Twitter)". Esta não é declaração isolada. Os seguranças impediram a passagem para cobrar a conta da noitada.

O proprietário - O dono da boate Kiss precisa ser ouvido para que diga se sabia do show de pirotecnia que resultou no incêndio e se tinha conhecimento da ação dos seguranças.

Os organizadores do evento - O caso é igual ao do proprietário.

A banda - As declarações de vários sobreviventes deixaram claro que o vocalista da banda, portanto com o conhecimento da banda, iniciou um show pirotécnico, o que acabou causando a tragédia.

Órgãos fiscalizadores - É inviável apurar neste momento as responsabilidade da prefeitura e dos Bombeiros (governo estadual), no caso de alvarás e autorizações, mas isto terá que ser feito.


Isto tudo é o que vai sendo esclarecido. 

- O que mais surpreendeu positivamente o editor foram as providências imediatas e eficazes dos bombeiros, policiais civis, militares e brigadianos, como também de todo o aparato de saúde público e privado. A operadora Oi, por exemplo, deslocou uma call movel (antena) para ampliar a cobertura 2 e3G na cidade e ampliou a rede wifi para imprensa e demais usuarios e telefonia. O pronto atendimento de primeiro mundo deve ter surpreendido o restante do Brasil, que acompanha tudo pela TV. A própria reação da população local é altamente civilizada, embora transmita a enorme dor de todas as pessoas. 

CLIQUE AQUI para acompanhar postagens on line de leitores e pessoas de Santa Maria e de todo o Brasil sobre o acontecimento. Trata-se do Facebook do editor. Toda a imprensa mundial acompanha a tragédia (acompanhe www.bbc.com). Emissoras de TV como a Globonews, transmite ao vivo desde as 8h tudo o que consegue apurar.

- No final da manhã e início da tarde deste domingo,  a avenida Osvaldo Aranha (proximidades do parque da Redenção), Porto Alegre, foi bloqueada para pouso de helicópteros trazendo feridos da tragédia em Santa Maria para o HPS. Em Porto Alegre, o Hemocentro de Porto Alegre está recebendo doações de sangue para as vitimas de Santa Maria. Quem puder doar, deve comparecer ao local de segunda a sexta feira das 8h às 12h e 13h às 18h e sábado das 8h às 14h.”

Comentários