Alex Rodrigues, Agência Brasil
O resultado foi divulgado a pedido da Agência Brasil, devido ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado hoje (21).
Os dados do Disque 100 para a intolerância religiosa podem estar subestimados, de um lado, porque o serviço telefônico gratuito da secretaria não possui um módulo específico para receber esse tipo de queixa, de forma que nem todos casos chegam ao conhecimento do Poder Público.
Além disso, a maior parte das denúncias é apresentada às polícias ou órgãos estaduais de proteção dos direitos humanos e não há nenhuma instituição responsável por contabilizar os dados nacionais.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) também não possui dados específicos sobre violações ao direito de livre crença religiosa, mas seu ouvidor, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, compartilha da impressão de que o problema tem crescido nos últimos anos.
Segundo o ouvidor, o número de denúncias de atos violentos contra povos tradicionais – módulo que envolve todo o tipo de violação aos direitos de comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os professantes das religiões e cultos de matriz africana relatadas à Seppir - também cresceu entre 2011 e 2012.
“Apesar dos avanços das políticas sociais e raciais, é perceptível uma reação intolerante, preconceituosa, discriminatória e racista e eu já percebo um certo recrudescimento de alguns direitos”, declarou o ouvidor da Seppir à Agência Brasil, citando, como exemplo, o aumento do número de denúncias envolvendo crimes raciais na internet.
Segundo a associação Safer Net, em 2012, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (CND) recebeu 494 denúncias de intolerância religiosa praticadas em perfis hospedados no Facebook.
“Não consigo avaliar o porquê de tanta intolerância, mas um dos indicativos que ainda precisamos verificar com cautela [é a atuação de] algumas igrejas neopentecostais, que vem pregando o ódio, inclusive na internet. Há ao menos um caso denunciado à ouvidoria de uma igreja cujo líder espiritual vem revelando esse ódio contra as religiões de matriz africana, associando-as à coisas do diabo. Sabemos que esse tipo de pregação, feita por um líder religioso, afeta [influencia] a muitos de seus seguidores”, acrescenta o ouvidor.
O integrante da Seppir aponta também as
práticas discriminatórias vindas até mesmo de agentes públicos, como o promotor
de Justiça de Santa Catarina que, em 2011, proibiu uma casa de umbanda de
Florianópolis de realizar cultos e executar animais durante as cerimônias sem a
autorização do Estado.
“Isso é um absurdo já que não existe lei
que obrigue a casa de umbanda a pedir essa autorização. E a Constituição
estabelece que não se pode embaraçar o culto religioso”, disse o ouvidor.
Carlos Alberto Júnior também expressa
preocupação quanto aos projetos de lei que tentam criminalizar o abate de
animais em sacrifícios religiosos - algo que muitos especialistas
consideram inconstitucional, já que a Constituição Federal estabelece que a
liberdade de crença é inviolável, assegurando o livre exercício dos cultos
religiosos.
Além disso, o texto constitucional
determina que os locais de culto e suas liturgias sejam protegidos por lei. Já
a Lei 9.459, de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito
contra religiões.
“Eu vejo tudo isso como um fenômeno
umbilicalmente ligado ao racismo, algo que não pode ser desassociado da questão
do preconceito racial. Tanto que, na Seppir, não recebemos nenhuma denúncia
dando conta de que outras religiões, além daquelas de matriz africana, sejam
alvo de discriminação”, concluiu Júnior.
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