Cristiane Ribeiro, Agência Brasil


Aumenta confiança do comércio na economia, indica FGV

“O Índice de Confiança do Comércio (Icom), que mede a satisfação e a expectativa de empresários do setor em relação à economia do país, subiu 1,5% no quarto trimestre de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011. No trimestre encerrado em novembro, havia sido registrada alta de 1,4% na mesma comparação. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou os dados hoje (4), o resultado mostra que o setor fechou 2012 em ritmo aquecido.

A pesquisa Sondagem do Comércio aponta que o aumento do Índice de Confiança do Comércio foi influenciado pela melhora da percepção dos empresários em relação à demanda na situação atual. O Índice da Situação Atual ficou 2,4% maior do que no mesmo período de 2011.

De acordo com a FGV, 27% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 14,5%, como fraca. No mesmo período de 2011, esses percentuais foram de 26,7% e 16,9%, respectivamente.

Entre novembro e dezembro de 2012, os empresários também se mostraram otimistas quanto aos próximos meses. Na comparação com o ano anterior, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas passou de 0,6% para 0,8%. O item que mais contribuiu para a alta foi a tendência dos negócios nos seis meses seguintes (de 0,7% para 1,1%).

A Sondagem do Comércio é feita pela FGV com base em informações fornecidas por 1.212 empresas do setor, que são responsáveis por um total de 116 mil empregos.”

Comentários