7.080 anos de cadeia para Spohr, 7.080 para Hoffmann, donos da ratoeira Kiss

“É o mínimo que merecem os responsáveis pela tragédia para haver o mínimo de Justiça; pena máxima por homicídio qualificado é de 30 anos, vezes 236 jovens vidas; a minha Sofia estaria lá

Marco Damiani, Brasil 247

“Sofia tem 19 anos. Faz Faculdade de Gastronomia. A carreira certamente existe nas renomadas universidades de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Se estivesse estudando lá, Sofia certamente estaria com suas amigas e amigos na Kiss. Como os jovens que morreram, Sofia também teria chances mínimas de escapar por aquela portinhola arremedo de saída de emergência.
Sofia está aqui, mas as outras meninas e meninos que ingenuamente entraram naquela ratoeira, com o intuito de se divertir, se foram para sempre. Sinto forte dor por eles, por seus pais, suas turmas, pelos futuros ceifados. Uma dor incomparavelmente menor, é claro, da que sentem os pais, avós, irmãos e amigos que vejo pele televisão. A todos, meus sentimentos e orações.

O que se pode desejar, porém, aos donos da boate Kiss? A esse moloque Alessandro (Kiko) Spohr e ao covarde sócio Maurício Hoffmann que ainda nem apareceu para depor à polícia? Spohr está preso. Hoffmann deverá ir para o mesmo caminho. Por homício doloso – sim, doloso, porque fazer funcionar uma boate naquele estado é jogar com a sorte, é arriscar a vida de quem vai, é fazer o lucro sem dar a menor contrapartida em segurança.
Mas por quanto tempo ficarão eles presos. A meu ver, numa conta rasa, o certo é que peguem
7.080 anos de cadeia cada um. Trinta anos por cada homícidio cometido. A vontade é de ir lá e matá-los, mas então seria a barbárie. Tudo o que vier abaixo de 7.080 anos de cadeia para cada um deles será injusto, pelo que posso enxergar dos parâmetros legais.
Um músico soltou num sinalizador. A tragédia se deu. Dessa tal banda Gurizada Fandangueira só um integrante morreu, o que sugere para um privilégio na saída para quem estava no palco. Os que restaram terão de conviver para o resto da vida com suas próprias consciências infernizadas. E que isso aconteça dentro da cadeia pelo máximo tempo possível. Apenas inocentes morreram, e estes já pagaram a maior pena de todas, com a própria vida.
Na MTV, nas vésperas da tragédias, se ensinava a beber álcool em demasia. O mesmo acontece no Big Brother Brasil, onde a regra impede que se discuta política e incentiva sexo eventual sem a mínima segurança. A juventude brasileira está sendo empurrada para o beco da tragédia, materializado na Kiss.
Conheci o prefeito de Santa Maria, Cesar Schirmer, quando ele foi secretário de Fazenda dp governo Pedro Simon. O tipo do cara que tem aquele silêncio inteligente, sabem como é? Também é culpado, porque deixou aquela casa abrir as portas sem alvará. Até agora, não conheço nenhuma declaração dele sobre a tragédia. Quem fala é o vice.
Cesar Schirmer, só a renuncia é uma atitude minimamente digna para você. Mas duvido que você supere a tua covardia para fazer, só agora, o que é decente.”

Comentários