Mau jornalismo



Gloria Perez, Blog: de tudo um pouco

“Mustafa Goktepe dirige o Centro Cultural Brasil-Turquia em São Paulo e tem sido um parceiro e tanto para Salve Jorge.

Ingenuamente,  procurado pela revista VEJA, caiu na cilada daquelas entrevistas que o reporter traz pronta, e só precisa do encontro para colher uma aspa que legitime idéias que são dele, e não do entrevistado.

Mustafa me escreveu indignado, repassando a carta de protesto que fez para a revista! E eu repasso pra vocês.

Coisa feia, gente!

Caro Ricky da Veja Sao Paulo,

Depois de ler a reportagem no Terraço Paulistano na revista Veja Sao Paulo desta semana, achei que é necessário enviar esta nota de esclarecimento. 

Acredito que tenha gravado a conversa, pode escutar novamente que em nenhum momento eu disse algo de crítico sobre a autora da novela. Eu disse que, por se tratar de uma novela e não um documentário ou um programa turístico de apresentação de países, não tínhamos expectativa de propaganda ou divulgação direta de nosso país. Isso não deveria ser interpretado como a autora, Gloria Perez, apresentaria coisas diferentemente da realidade. 

Também não disse que dei aula para o elenco. Disse que estivemos no workshop, visitamos a equipe na Capadocia, visitamos os cenários e gostamos muito da semelhança com os originais e enviamos algumas expressões de idioma e dicas sobre cultura. Tivemos algumas reuniões com Sra. Gloria e a equipe.

Eu falei dezenas de coisas que elogiavam a novela, filmagens maravilhosas da Turquia nas lentes das câmeras da Globo, expressões e cenários. Também critiquei alguns pontos, como quebra de garrafa, a não-concordância do protagonista com nome da novela e apresentação parcial da cultura apenas através de duas famílias bem distintas.

Lendo a reportagem, dá idéia de eu não ter falado nada positivo. Parece-me terem sido escolhidas as poucas partes de criticas e não o modo geral da minha entrevista, que foi muito mais positiva.

Eu compreendo que o espaço é pequeno e que podem usar uma parte da conversa na revista. Mas isso não justifica a seleção parcial da conversa, limitada com criticas e não falar nada das outras partes.

Atenciosamente.

Mustafa Goktepe"

Comentários