Dilma: Brasil Carinhoso eliminará lado mais cruel da desigualdade

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (3) que a ampliação do Programa Brasil Carinhoso, anunciada na semana passada, consiste em um importante passo para eliminar o que chamou de lado mais cruel da desigualdade no país: a concentração da pobreza entre crianças e adolescentes.


Dilma deu detalhes sobre a ampliação da Ação Brasil Carinhoso, que passa a complementar a renda das famílias com crianças e jovens, de 7 a 15 anos de idade, para que recebam pelo menos R$ 70 por mês, para que, com isso, saiam da extrema pobreza.

No programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que 42% dos brasileiros que vivem atualmente na extrema pobreza têm menos de 15 anos de idade. “Essa é uma ação muito importante, porque sabemos que não conseguimos tirar a criança da pobreza se não tirarmos também os parentes que vivem com ela”, explicou.


“Quarenta e dois por cento dos brasileiros, que vivem hoje na extrema pobreza, têm menos de 15 anos de idade. Então, ao ampliar o Brasil Carinhoso, estamos dando um passo muito importante para eliminar o lado mais cruel da desigualdade no nosso país que é a concentração da pobreza entre as crianças e adolescentes”, afirmou.

Segundo Dilma, nos primeiros seis meses da primeira fase do Brasil Carinhoso, mais de 9 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza. Com a expansão do programa para atender a famílias com filhos até 15 anos, a meta do governo é beneficiar 16,4 milhões de brasileiros.

“Com a expansão para as famílias com filhos de 7 a 15 anos, vamos beneficiar, ao todo, 16,4 milhões de pessoas em todo o país. É um resultado fantástico que nos faz, Luciano, seguir em frente nas ações de combate à pobreza e de distribuição de renda para chegarmos a ser um país de classe média, uma sociedade em que todos tenham as mesmas oportunidades”, explicou.

A presidenta destacou ainda o papel da escola na vida de crianças e adolescentes. Além do complemento da renda das famílias, a ação ainda inclui iniciativas em outras áreas, como na saúde, com o programa Saúde na Escola, por exemplo, do Ministério da Saúde, sendo estendido às creches e pré-escolas. No Café, Dilma lembrou da importância da educação para jovens e crianças e destacou o investimento no ensino integral.

“Nós estamos aumentando as vagas nas creches e pré-escolas, investindo na alfabetização na idade certa e ampliando o número de escolas em tempo integral. Para você ter uma ideia, hoje, 17 mil escolas de tempo integral, das 32 mil que existem no país, atendem crianças do Bolsa Família. (…) Tem mais uma coisa, eu enviei ao Congresso uma Medida Provisória que destina todos os royalties e as participações especiais arrecadados com as futuras concessões de petróleo e gás para a educação e e 50% do Fundo Social, que é integrado pelos recursos do pré-sal. Este será, sem sombra de dúvida, o maior investimento que o Brasil vai fazer no presente e no futuro de todos os seus filhos”, conclui.”

Comentários