Depoimento de Valério é “sucessão de mentiras” para tentar reduzir sua pena, diz presidente do PT





“O presidente nacional do PT, Rui Falcão, rebateu nesta terça-feira (11) as novas declarações do empresário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República, reveladas pelo jornal O Estado de S.Paulo. "Trata-se de uma sucessão de mentiras que já foram desmentidas anteriormente e, agora, novamente e veementemente são repelidas pelo PT", disse Falcão a Terra Magazine.

Segundo o dirigente petista, essa é uma "tentativa de incriminar o presidente Lula e criminalizar o PT". "Desconhecemos o conjunto de declarações do Marcos Valério e estamos supondo que elas foram feitas. A mídia e o Ministério Público não deveriam dar créditos a alguém que, condenado, tenta reduzir suas penas caluniando o PT", afirmou Falcão.


De acordo com O Estado de S.Paulo, Marcos Valério disse, em novo depoimento prestado à PGR, em setembro, que o esquema do Mensalão ajudou a pagar "despesas pessoais" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Além disso, Valério afirmou que Lula deu o aval, em reunião no Palácio do Planalto, para empréstimos dos bancos que irrigariam os pagamentos de parlamentares da base de seu governo.

Ainda segundo o jornal, Valério afirmou à PGR que os R$ 4 milhões pagos para sua defesa, na figura do advogado Marcelo Leonardo, para defendê-lo do processo do Mensalão, são pagos pelo PT.

Falcão, por sua vez, negou a informação e disse que o partido não paga nada ao empresário. "Não pagamos honorários aos advogados de Marcos Valério". O empresário foi condenado a 40 anos, 4 meses e seis dias de prisão e terá que pagar cerca de R$ 2,7 milhões.

Nos bastidores, lideranças petistas se articulam para sair em defesa do ex-presidente Lula. O objetivo, nas declarações públicas, é desqualificar Marcos Valério e dizer que o empresário, já condenado, "não tem credibilidade". A expectativa é a de que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, faça um pronunciamento ainda nesta terça-feira (11) sobre o caso.”

Comentários