Ex-porta-voz de premiê britânico e jornalistas são indiciados no caso de escutas


Ex-executiva da News International é uma
dos indiciados por suborno para acesso a escutas
Redação, PortalIMPRENSA

“Andy Coulson, ex-secretário de comunicação do premiê britânico David Cameron, foi indiciado por supostos pagamentos ilegais a funcionários públicos e policiais, informou o portal iG, na última terça-feira (20/11). 

Além dele, Rebekah Brooks, ex-executiva da News International, também foi indiciada. Os jornalistas Clive Goodman e John Kay e a funcionária do Ministério da Defesa, Bettina Jordan Barber, também estão arrolados no processo.

Os cinco enfrentam acusações judiciais pela chamada operação Elveden, que investiga supostos subornos a autoridades para a obtenção de notícias exclusivas dentro do escândalo das escutas ilegais no extinto tabloide News of the World.

Acusações
Coulson, que dirigiu a publicação entre 2003 e 2007, e o jornalista especializado em assuntos relacionados à Família Real Clive Goodman são acusados formalmente de suborno relativos a pagamentos a funcionários em troca de informações. Em comunicado, ele afirmou estar "extremamente desapontado" com a decisão da promotoria. "Eu nego essas alegações feitas contra mim e vou lutar contra as acusações no tribunal", disse.

Rebekah e John Kay, ex-chefe de reportagem do tabloide The Sun, são acusados de conspiração pelo suposto pagamento de 100 mil libras esterlinas a Bettina em troca de informações. 

Depois da formalização de todas as acusações, os cinco deverão comparecer ao Tribunal de Magistrados de Westminster. Coulson e Brooks já são réus na investigação do caso das escutas ilegais, cujo julgamento está previsto para setembro de 2013.”

Comentários