Enem: um exemplo terrível para SP

Saul Leblon, Carta Maior / Blog das Frases

“Subtrair espaços à exclusão equivale, no Brasil, a estreitar o horizonte político do conservadorismo. E vice versa.

A atordoante derrota de Serra em SP credencia a maior cidade do país, uma das três maiores manchas urbanas do planeta, a se tornar uma gigantesca referencia políticas sociais emancipadoras, travadas até agora pela blindagem tucana.

O golpe é superlativo; mais superlativas serão as consequências se o PT agir com desassombro. Os derrotados sabem que uma seta do tempo foi disparada no dia 28 de outubro de 2012; ela tem potencial para traçar um novo divisor de ciclos na política brasileira.

Desdenhar do feito de Lula é uma forma de acusar o golpe. Outra é tentar implodir seu autor e o seu entorno.'Veja', os mervais, robertos freires e que tais estão soltos na praça sem focinheira. Estão fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. E com o mesmo objetivo: reverter a seta do tempo nesse lusco-fusco histórico.

O êxito do Enem nesse momento, uma semana depois da derrota maiúscula do PSDB em sua casa, não poderia acontecer em hora mais ingrata.

O sucesso do Exame Nacional do Ensino Medio representa um giro adicional no torniquete de dupla volta que desde 2002 subtrai oxigênio social e político aos interesses conservadores.

Compreensível o clima pesado excretado pelo dispositivo midiático.

Mais uma vez ele se coloca na linha de frente da reação quase solitária diante de uma direita agressivamente gananciosa, mas incompetente para gerar agendas e lideranças aglutinadoras. Serra era o seu delfim até ontem.

O Enem condensa um desmentido contundente das premissas que essa engrenagem tenta negar.

Em primeiro lugar, atesta que existe sim, política para pobre e política para rico neste país.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Comentários