Como Merval se ajustou ao domínio do fato

No dia 11 de outubro, em comentário na Globonews, o colunista afirmou que "a teoria do domínio do fato casa perfeitamente com a questão que está sendo julgada"; em artigo publicado hoje, ele afirmou que o PT criou uma "lenda urbana" segundo a qual o ex-ministro José Dirceu foi condenado segundo essa doutrina; autor da teoria, Claus Roxin, será convidado a dar parecer sobre o tema; assista ao vídeo


Um artigo publicado nesta sexta-feira pelo jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo, contesta a tese de que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi condenado pela teoria do "domínio do fato", criada pelo jurista alemão Claus Roxin. "Ao insistirem na lenda urbana de que Dirceu foi condenado sem provas pelo uso indevido da teoria do domínio funcional do fato, os petistas que dominam a Executiva querem criar uma fantasia e iludir a sociedade, que acompanhou o julgamento por mais de três meses pela televisão e está cansada de saber que existem “provas torrenciais” contra o ex-ministro todo-poderoso", disse Merval.

A posição, no entanto, é bastante distinta da que foi expressada pelo mesmo Merval, no dia 11 de outubro deste ano, quando ele comentou, na Globonews, a condenação de Dirceu. "A teoria do domínio do fato casa perfeitamente com a situação que está sendo julgada", disse Merval, ao vivo e em cores (assista). "O José Dirceu não tem nada assinado. No entanto, era ele quem estava por trás de todas as articulações", diz o jornalista.

Nos próximos dias, o jurista alemão Claus Roxin será convidado, pela defesa de José Dirceu a dar parecer sobre o tema. Em entrevista à Folha, ele condenou o STF pelo uso inadequado de sua doutrina (leia mais aqui).

Assista também ao debate entre o ministro Ricardo Lewandowski e seus colegas sobre a questão: 


Comentários