Richa, o primeiro grande derrotado das eleições

Pivô da saída de Gustavo Fruet (PDT) do PSDB, em 2011, governador tucano do Paraná vê o desafeto ir para o segundo turno no lugar de seu candidato, o prefeito Luciano Ducci (PSB), e deve enfrentar, na tentativa de reeleição em 2014, a hoje ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sem o apoio dos prefeitos da capital e de outras cidades importantes


‘O ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) deixou o PSDB no ano passado reclamando da falta de apoio a sua candidatura à Prefeitura de Curitiba na cúpula do partido, liderada pelo governador do Paraná, Beto Richa, no Estado. Ironicamente, na reta final da campanha, Fruet ultrapassou o candidato de Richa, o prefeito Luciano Ducci (PSB), e vai ao segundo turno com Ratinho Jr. (PSC). O cenário deve dificultar ainda mais a já complicada reeleição de Richa em 2014.

Nem Fruet, nem Ratinho, que levou o primeiro turno com cerca de 34% dos votos, devem apoiar o governador do Paraná em sua tentativa de se reeleger. Assim, ao optar pelo candidato de maior rejeição entre o eleitorado (26% dos eleitores diziam não votar em Ducci de forma alguma) em detrimento de Fruet, Richa acaba de dar um tremendo impulso para o projeto eleitoral do PT no Paraná.

Para tentar eleger a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em 2014, o PT abriu mão de candidatura própria na capital. E também projetou algumas cidades-chave para montar uma base forte para a eleição estadual. Uma delas era Maringá, onde o presidente do PT no Paraná, o deputado federal Ênio Verri, foi eleito com 60% dos votos. Noutra delas, Ponta Grossa, Péricles (PT) vai ao segundo turno  contra Marcelo Rangel.

Por enquanto, o projeto do PT vai se encaminhando, e com a ajuda de Richa, que apoiou um candidato controverso quando tinha Fruet, deputado de reconhecida atuação na CPI do Mensalão, como escolha óbvia. Só para lembrar, reportagem da revista Veja publicada junho mostrou que Ducci e a esposa, Marry Dal-Prá Ducci, têm patrimônio estimado em R$ 30 milhões, enquanto, em 2008, quando Ducci foi reeleito vice-prefeito de Curitiba, na chapa de Richa, o patrimônio declarado do casal era de R$ 1 milhão.”

Comentários