Rapper Emicida protesta contra personagem do "Zorra Total"


O ator Rodrigo Sant'anna no papel de Adelaide, do "Zorra Total
Folha de S. Paulo


"O rapper paulistano Emicida estava voltando do jantar, no último sábado (29), quando deu de cara com Adelaide, personagem do "Zorra Total", na televisão da van.

Indignado, publicou uma carta no Facebook sobre a "desvalorização da mulher preta" e a "ditadura eurocêntrica de beleza".

"Estamos em um momento delicadíssimo na história do Brasil. Discute-se sobre o racismo na obra de Monteiro Lobato, cria-se um plano de prevenção a violência contra a juventude negra, porém um ataque contra a etnia que mais trabalhou por este país passa despercebido desta forma, como uma piada, o mesmo tipo de piada que foi hospedeira durante todos estes séculos da doença que é o racismo", disse.

Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant'Anna, é uma mulher negra e pobre, que circula pelo corredor do metrô com seu "tablet", pedindo "50 centarru, 25 centarru, dez centarru" aos passageiros. Para viver a personagem, cujo bordão é "a cara da riqueza", o humorista escurece a pele com maquiagem. Ele também usa um nariz falso e uma prótese na boca sem os dentes da frente.
Recentemente, entrou em cena também Brit Sprite, a filha de Adelaide, vivida pela atriz Isabelle Marques.

"Deixo aqui meu desprezo a este 'humorista' que aproveita-se da triste situação em que esta sociedade doente colocou nossas mães/irmãs/esposas/amigas. E maior ainda é minha tristeza com nossos irmãos pretos/brancos/índios que não conseguem identificar tamanha violência racial adentrando suas casas", finaliza o rapper. A íntegra da declaração está no final do texto.”
Foto: Matheus Cabral/TV Globo
Matéria Completa, ::AQUI::

Comentários

Anônimo disse…
Atualmente vivemos na "ditadura do politicamente corrento". As pessoas se ofendem por brincadeiras tão tolas que não deveriam sequer chamar a atenção de alguém. Eu entendo o ponto de vista do rapper, mas também compreendo o trabalho do humorista. Assim, partindo do principio de que somos todos iguais e usufruirmos dos mesmos direitos como cidadãos, não deveríamos segregar, criar cotas, pois TODOS somos vitimas de algum preconceito. Todos somos iguais, então devemos primeiramente nos aceitar, daí casos como o citado não hão de nos ferir.
Anônimo disse…
agora todo mundo só fala "politicamente correto",assim mesmo, entre aspas...Por que será? É mais um modismo,literário,na Terra Brasilis para indicar pseudo-inteligência? Morre diabo.
Anônimo disse…
Não "pequena anta", as aspas servem para realçar uma parte do texto, ou para identificar um texto reproduzido de um outro texto, entendeu "acéfalo".
Deve ser mais um que acha que tudo é preconceito, racismo, humilhação....mimimimimimim.....Que coisa chata.
Anônimo disse…
para com sito emicida, vai fazer música
Anônimo disse…
ENGRAÇADO NÉ APROVEITAR DAS COTAS PARA ENTRAR NA FACULDADE NINGUEM RECLAMA SE SOMOS TODOS IGUAIS PORQUE ESTE PRIVIGÉGIO AOS NEGROS ISTO SIM DA A DIZER QUE OS MESMOS NÃO TEM CAPACIDADE DE COMPETIR COM OUTRAS RAÇAS MAIS COMO NESTE PAÍS TODOS QUEREM TIRAR PROVEITO DE ALGUMA COISA
Anônimo disse…
Para mim o que ele falou foi nada, ele que esta sendo racista porque o racismo está na cabeça de cada um e isso que ele disso apesar de não ter fundamento pois humor não é para ser levado a serio é uma tolice porque ninguem esta ligando para isso ser racismo ou não ai vem ele e fala que é racismo e todos começam a pensar que é mesmo racismo, portanto o racismo está na cabeça de cada um :)
Anônimo disse…
os atores da globo são os intocaveis.....
zejustino disse…
"...SE SOMOS TODOS IGUAIS..."

Não somos. Há alguns mais iguais que outros (que é a grande maioria e que não é "ariana", se me permitem utilizar essa expressão tão cara aos nazistas).

O supremo tribunal de excessão, mais conhecido como STF, está demonstrando que há alguns que são mais iguais que outros. Se não fosse assim, os tucanos e os pefelistas já deveriam ter sido julgados há muito tempo porque PROVAS MATERIAIS DE MALFEITOS estão à disposição de todos em vídeos e cópias de documentos na internet e em fac-símiles de documentos em livros (PRIVATARIA TUCANA, por exemplo).

A questão "racial" -com aspas mesmo, mas deveríamos na verdade utilizar a expressão "ÉTNICA" porque na verdade todos pertencemos à raça humana- tem a ver com dívida histórica. É uma ilusão esperar que o sistema capitalista vai oferecer oportunidades iguais para todos.

xyyyz disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
meu eu axo que o racismo parte mais de quem enxerga o racismo em coisas pequenas do que de quem atua como nesse caso ,outro dia vi sobre um caso de que uma mulher processou uma loja por racismo
motivo a bonequinha negra estava com o preço mais baixo do que a bonequinha branca .meu oferta e a procura o que vende mais tende a ser mais caro agora quem é o racista o dono da loja ou a pessoa que encarou isso como racismo???????
Anônimo disse…
ZORRA TOTAL SÃO FEZES TELEVISIVAS!!!!!!!!
Anônimo disse…
Esse Emicida é um grande merda. Só vai atrás de polêmica senso-comum pra se promover, cair no gosto popular. Se ele fosse inteligente não precisaria "protestar" de forma tão patética, infantil, clichê e moralmente rasa e superficial dessa forma.
A prova de que ele é um mercenariozinho sem caráter vem no seu clipe com o Neymar. Fácil colocar o jogador mais famoso, e popular, fácil colocar o cara que faz qualquer bosta de música virar hit.

Gente com alguma inteligência, e com o mínimo de senso crítico, de realidade não deve levar a sério esse cara.
Rafael disse…
esse Emicida e um baitola tem que mostra msm oq esse povo fica fazendo dentro de onibus e metro ninguem e obrigado a acata esse povinho eca Emicida MACONHEIRO kkk
Anônimo disse…
Depois dizem.. o maior racista é o próprio negro.. e tão simples se vc chamar um branco de branquelo ninguém se ofende e não é caracterizado racismo mas se vc chama um negro de negro vc já e´racista.. infelizmente os próprios negros são racistas,, o personagem poderia ser uma branca não ia mudar nada.. so q como é negra ja acham q estão atacando.. pra mim cor e tudo igual o sangue embaixo e vermelho pra todo mundo.. se queixar de racismo e facil.. mas se aceitam cotas em universidades já estão a si próprios se tachando de excluidos da sociedade.. o que os escravos sofreram foi lamentavel.. mas acho q ficar se martirizando a vida todo por isso e besteira. eu sou negro e nem por isso me acho excluido da sociedade..pelo contrario..acho um absurdo e q tem muitos negros q tem preconceito mais q os outros..
Anônimo disse…
concordo com tudo que o rapper escreveu,pois gosto muito do Rodrigo mas acho que ele foi infeliz ao criar um personagem especificamente "negro" porque num pais onde a maioria da população é extremamente racista só tende a piorar a situação ou a motivar de- boxes.
Moro no sul do pais e vejo muita gente de todas as cores pedindo esmola,então não é uma questão de cor e sim cultural,e pelo fato do racismo(ignorância) ser forte demais no brasil e que ele escolheu errado a personagem.
Anônimo disse…
O mesmo ator faz um papel de travesti e recebeu disco de platina pelo trabalho, ja que estamos falando de preconceito, ninguém se ofendeu com isso. E quantos outros personagens de comédia são brancos e ninguém se ofende, no próprio Zorra a Presidenta do nosso país esta sendo satirizada, e ñ se ofendeu, realmente o preconceito coube somente ao Emicida deixando seu desprezo pelo ator... Admiro o trabalho do Emicida, mas foi muito infeliz a colocação dele tentando promover uma situação que ñ existe...
Sou loira mas minha família são todos negros, sou adotada e realmente ñ me importo quando alguém me chama de "branquela", rsrsrrsr. E aqui na minha casa o Racismo, o preconceito e o antigo "complexo de inferioridade" deixado na história dos negros ñ tem vez...
Emicida na falta de ocupação, vai fazer umas rimas, pq isso vc faz muito bem...
Anônimo disse…
Na boa...
Aposto que os mesmos que criticam esse personagem são os que riam do Batoré (a praça é nossa), Jarilene (Show do Tom), Rodela (Programa do Ratinho), Dona Bela (Escolinha do Professor Raimundo), Sofia (Mulher de Nazareno, personagem de Chico Anysio) e tantos outros personagens que tinham como principal característica serem feios, mas eram de etnia branca...
É preciso tomar cuidado para que esse excesso de proteção não tome proporções gigantescas e num futuro próximo nos tornemos um país sem graça aonde não se pode "brincar" com nada...
Rafael disse…
só faltam me chamar de racista por eu colocar mais arroz do que feijão no meu prato. Deixem de ser maliciosos!
Quanto a personagem [i]Adelaide[/i], aposto que a intenção do humorista é a mesma que eu interpreto, que é a forma com que a sociedade vê a pessoa pobre, como um miserável que não tem direito a ter qualquer tipo de conforto, seja de ir a um cinema a ter um computador em casa(refiro ao bullyng virtual "maldita inclusão digital")
Anônimo disse…
Pra quem nunca sofreu nenhum tipo de preconceito é fácil soltar a voz para dizer que o Emicida está errado e faz tempestade em copo d'agua. Mas para aquela parte da população que sofreu na escola no emprego ou em qualquer outra situação cotidiana, a ofensa desse personagem é enorme. Quando vi pela primeira vez me perguntei como a emissora liberou a veiculação do quadro.
Infelizmente os negros quando chegaram ao Brasil não receberam terras cultiváveis e benefícios e sim chicote e grilhões, e é só por isso que reservar algumas vagas na universidade são o minimo para compensar os 500 anos de trabalho escravo em prol do lucro e crescimento do país. Entendo o sentimento da população branca que não possui nenhum escravo em suas residencias e que considera que não tem divida com os negros, mas esses mesmos dizem que a personagem é uma mostra desse povo que fica nos irritando dentro dos ônibus e nos semáforos e que são os rostos que vemos no noticiário cometendo crimes. Pois bem as cotas são uma maneira de equilibrar essa balança e dar uma chance para que essa população não precise pedir nem roubar para ter um pouco de conforto!
Anônimo disse…
Ai ai Anônimo, escuto esse "argumento" ha muito tempo. É o máximo de argumento para o caso das cotas! Só isso que vcs pregam!! É totalmente infundado e fraco. Um erro pra tentar justificar e consertar o outro. Não dá!! Sou de família de negros com brancos, e nunca fui criado de forma a me sentir menor por ser negro. Leia Casa Grande e Senzala!!!
Anônimo disse…
Nada mais preconceituoso do que o "politicamente correto".
Anônimo disse…
Aff gosto muito do Emicida mais esse chilique realmente foi desnecessário!
Se for assim também existiu preconceito com a personagem da Fabiana Carla que fazia a gordinha que comia tudo,Valéria é um personagem travesti...enfim! Ninguém fica magoado, não sei porque com os negros tudo vira preconceito! Acho isso muito zuado!
Claudius disse…
Zéjustino das 8:04 é petralha. Emicida, vai lavar prato, fazer algo útil.
Melhor, ler MAchado de Assis ou Monteiro Lobato...
e nao se esqueça:
Aqui nao é Cuba, ou Coreia do Norte, ou Venezuela
Aqui é Brasil, um país LIvre.
Anônimo disse…
Acho que o próprio fato de ter que pintar alguém de preto pra representar um personagem negro já é uma atitude racista. Não existem atores negros capazes de fazê-lo? E, sinceramente, você precisa ter lixo no lugar de cérebro pra conseguir rir de uma porcaria como esse Rodrigo.
Anônimo disse…
bem, acho que foi infeliz o comentário do Emicida, na tv aberta só passa lixo, eu evito ao máximo assistir esses canais grotescos manipulados. Quer usar essa ferramenta "TV" para o bem, assista discovery, natgeo e history channel, aprenda um pouco sobre tudo o resto é entretenimento.
beth disse…
É ENGRAÇADO COMO TUDO AGORA É RACISMO..MUITOS ANTIGAMENTE VISTIAM-SE DE NEGA MALUCA...E NÃO ERA RACISMO NÉ...É COMO UM PESSOA COMENTOU ANTES DAQUI A POUCO VAI SER RACISMO EU COLOCAR MAIS ARROZ DO QUE FEIJÃO NO PRATO...FAÇA -ME FAVOR VIU???
Unknown disse…
A Verdade é hoje em dia á descoberta através da junção da logica e vontade !
A Midia simplemente existe pra manter você em casa na frente da sua tv fazendo voce acreditar que tudo aquilo é bom e normal !

http://video.google.com/videoplay?docid=-1459932578939373300
Unknown disse…
Os ricos devem dizer em tom de brincadeira: "Pior que parece minha empregada"

Maranata!!!
Anônimo disse…
Então quer dizer que se a personagem fosse branca não teria problema nenhum? Porque 'o fato dela ser negra é' uma ofensa enooooooorme. Ah esse rapper que vá procurar o que fazer. A personagem foi feita pra divertir as pessoas. Não tem nada de racismo u.u bando de moralistas metidos a besta
Anônimo disse…
zorra total idiotiçe nacional bosta fecal mudar de canal idiotiçe mundial sem graça total veio na boa o que faz uma pessoa querer fazer uma coisa dessas que depredam a imagem e beleza da mulher negra isso nao é correto eu nunca gostei do zorra total e nunca vou gostar ele é uma merda pregada em uma descarga chamada rede bojo
Anônimo disse…
Emicidada vá a merda!Não venham com vitimismo cobrar,Vão cobrar a escravidão negra no brasil dos irmãos da africa que os capturavam e os vendiam aos comerciantes.
Alpha disse…
Este rapper é um otário pseudo intelectual. Não levo a serio nenhum comentário desse favelado de bosta.