Aécio e Eduardo Campos estão de olho no ‘incêndio’


O governo federal vai ter que se articular para
impedir o avanço da dupla Aécio e Eduardo
Fernando Filgueiras, CartaCapital


"No calendário eleitoral brasileiro, as eleições municipais são descoladas das eleições gerais, criando um quadro curioso de composição, recomposição ou mesmo formação de novas coalizões. As eleições municipais servem de ensaio para os parceiros, termômetro para os inimigos e novas negociações e aproximações entre partidos políticos e jogadores.

Normalmente se dá pouca atenção às eleições municipais, federalizando-as na discussão das coalizões no plano da União. Não é para menos. Afinal, dadas as características do federalismo brasileiro, tanto no plano político quanto no plano fiscal, existe enorme concentração na União em detrimento da autonomia dos demais entes federativos. Nesse sentido, é mais do que natural que a discussão sobre as eleições municipais se dê no plano do jogo político jogado na União, compreendendo aqui que as relações entre o Executivo e o Legislativo federais, o governo e suas bancadas partidárias e o lugar da oposição no xadrez político são fundamentais para as escolhas realizadas no plano dos municípios.

Mas um aspecto pouco observado pelos analistas políticos é o fato de que a formação das coalizões passa muito pelas eleições municipais, não apenas nas capitais, onde a visibilidade política é maior, mas também no Brasil profundo, onde o jogo das alianças é estabelecido e onde a maioria dos cidadãos brasileiros vive as suas vidas.

Não se pode menosprezar o papel das eleições municipais no quadro político brasileiro, nem mesmo os municípios como ente federativo central no cenário eleitoral.

No atual contexto, três ordens de questões precisam ser colocadas. Em primeiro lugar, quem são os protagonistas do atual xadrez político. Em segundo lugar, o que está em jogo no atual cenário. Em terceiro lugar, quais são as diretrizes e os movimentos estabelecidos pelos jogadores.”
Foto: Dida Sampaio/AE
Artigo Completo, ::AQUI::

Comentários