Reitor enfrenta primeira derrota de estudantes da USP


“Aluno eliminado por invasão de prédio perdeu diploma e não pôde manter emprego, mas justiça decidiu que ele deve ganhar licenciatura e canudo; tudo porque Grandino Rodas puniu o geógrafo com base em lei feita pela ditadura; reitor vai recorrer

Brasil 247

Egresso do mundo do direito, ex-diretor da Faculdade do Largo de S. Francisco, o reitor da USP, João Grandino Rodas, não comungou com seus pares sua decisão de levar alunos da universidade a uma corte marcial técnica: a  Justiça de São Paulo anulou o processo de expulsão, da USP, do aluno Yves de Carvalho Souzedo.

Aluno do curso de Geografia, Yves foi acusado pelo reitor Rodas de ter ocupado, em março de 2010, parte do bloco da Superintendência de Assistência Social da USP. A anulação, pelo TJ, foi calcada no principal argumento da defesa do aluno: o de que Yves estava sendo punido com base no Regimento Geral da USP, aprovado durante a ditadura. Yves foi expulso da USP a menos de uma semana de sua colação de grau. Ficou sem diploma. Mesmo com a decisão do TJ em prol do estudante, a reitoria da USP vaio recorrer da decisão.

A decisão em prol do aluno foi tomada pela juíza Alexandra Fuchs de Araújo. Estabeleceu a sentença que, mesmo que as acusações contra o aluno fossem verdadeiras, a pena de expulsão viola o Princípio da Proporcionalidade. A eliminação do aluno só poderia ter ocorrido, fixou a juíza, "após reincidência do ato danoso ou com comprovação de violação cometida em circunstâncias individualizadas". O aluno foi representado pelo advogado Aton Fon Filho. A expulsão do aluno Yves o impediu de assumir integralmente a vaga de professor de geografia na escola em que lecionava.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Comentários