Leandro Fortes, CartaCapital / Blog do Leandro
Fortes
“A blogosfera e as redes sociais são o
calcanhar de Aquiles de José Serra, e não é de agora. Na campanha eleitoral de
2010, o tucano experimentou, pela primeira vez, o gosto amargo da quebra da
hegemonia da mídia que o apóia – toda a velha mídia, incluindo os jornalões, as
Organizações Globo e afins. O marco zero desse processo foi a desconstrução
imediata, online, da farsa da
bolinha de papel na careca do tucano, naquele mesmo ano, talvez a ação mais
vexatória da relação imprensa/política desde a edição do debate Collor x Lula,
em 1989, pela TV Globo. Aliás, não houvesse a internet, o que restaria do
episódio do “atentado” ao candidato tucano seria a versão risível e
jornalisticamente degradante do ataque do rolo de fita crepe montado às pressas
pelo Jornal Nacional, à custa da inesquecível performance do perito Ricardo
Molina.
Ainda em 2010, Serra tentou montar uma
tropa de trolls na internet
comandada pelo tucano Eduardo Graeff, ex-secretário-geral do governo Fernando
Henrique Cardoso. Este exército de brucutus, organizado de forma primária na
rede, foi facilmente desarticulado, primeiro, por uma reportagem de CartaCapital, depois, por uma investigação
do Tijolaço.com, blog noticioso, atualmente desativado, do ministro Brizola
Neto, do Trabalho.”
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