“Como um
documentário oportunista tornou-se maior viral da História. Que ele revela
sobre ingenuidade na rede e antídotos da colaboração
Marina Barros, Outras Palavras
O
ineditismo de um vídeo de 29 minutos não é o único fator que faz de KONY2012 um fenômeno da
internet. Com mais de 100 milhões de “views” em menos de uma semana, o
documentário produzido pela organização humanitária californiana Invisible Children tornou-se o “viral”
de difusão mais rápida desde o surgimento da internet, e a campanha de captação
de recursos mais bem sucedida dos últimos anos.Personagens reais, celebridades como Oprah, Rihanna, exércitos de jovens lindos e loiros interagindo com políticos “do bem” compõem uma trama nada simples mas com uma mensagem clara: Precisamos parar KONY! E faremos isso pela mobilização da opinião pública para a autorização da instalação de uma base militar americana em Uganda que vai…parar KONY. (Stop KONY!)
KONY é o vilão, um ditador que, segundo o vídeo, pratica atrocidades contra a população ugandense há mais de 20 anos. Cooptação de menores, mutilações e estupros são alguns exemplos. As imagens e os depoimentos das crianças são de fazer qualquer um marear os olhos.
A organização Invisible Children faz um chamado simples: para continuarem a luta contra o ditador (ou a guerra pela paz na Uganda), é preciso torná-lo conhecido. KONY é o numero 1 da lista da Corte Penal Americana; Torná-lo famoso é o primeiro passo para mobilizar a opinião pública e exigir da Casa Branca o envio de tropas e reforço para o exército local, que luta contra o exército de KONY.
A campanha em si é de tirar o chapéu. Focada em um público jovem e antenado, constrói um mosaico de elementos que tocam o coração: crianças americanas lindas falando sobre o “homem mau”, crianças africanas chorando e pedindo ajuda, artistas e políticos de alta reputação dando credibilidade à causa. Pressão de tempo é outro elemento indispensável: tudo tem que ser feito agora, não há tempo a perder.
A cereja do bolo é o convite para a adesão
à campanha: “não queremos o seu dinheiro, queremos sua participação, sua
iniciativa em ir às ruas e colar cartazes KONY 2012, juntar-se à multidão no
dia 12 de Abril”. A fórmula é infalível e muito bem aplicada, em tempos de
Occupy, KONY 2012 é a possibilidade de compra do seu próprio Occupy. Para
adquirir o KIT, paga-se 25 dólaras e recebe-se em casa uma caixa contendo
cartazes e 2 pulseirinhas, uma para você e outra para presentear.
Até aqui nada de novo, mas vale refletir um
pouco sobre KONY 2012.”
Artigo Completo, ::Aqui::
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