Cachoeira cada vez mais próximo de Marconi


Já se sabia que o bicheiro, preso numa casa que pertenceu ao tucano Marconi Perillo, nomeava delegados e secretários no governo de Goiás; agora, descobre-se que ele também tinha relações muito próximas com a chefe de gabinete do governador


A cada dia que passa maior é a proximidade entre o bicheiro Carlos Cachoeira e o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB. Até agora, já se sabia que Cachoeira foi preso numa mansão que pertenceu a Marconi, que nomeava delegados em seu governo, que indicava até secretários da área econômica e que presenteava aliados do governador, como o senador Demóstenes Torres (DEM/GO). A nova revelação, não menos importante, é a de que Cachoeira também era muito próximo de Eliane Gonçalves Pinheiro, que cuida da agenda do governador, definindo quem ele recebe ou não. A revelação foi publicada pelo jornal “O Popular”, o mais influente de Goiás. Leia:

O POPULAR

A rede de contatos de Cachoeira
Denúncia do MPF revela que Carlinhos Cachoeira trocava informações com funcionários do governo

Alfredo Mergulhão (Colaboraram Marília Costa e Silva e Márcio Leijoto)

A denúncia oferecida nesta segunda-feira pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a máfia dos caça-níqueis em Goiás traz novos detalhes acerca dos tentáculos do líder da quadrilha no meio político. Considerado como chefe da organização criminosa, Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, é flagrado em troca de informações com uma funcionária do governo estadual sobre uma operação da Polícia Federal que atingiria os negócios do prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias. Cachoeira também aparece no documento obtido com exclusividade pelo POPULAR indicando nomes para cargos comissionados na Câmara de Anápolis. Ontem, a peça acusatória do MPF foi recebida pela Justiça Federal em Goiás.

O documento traz o registro de duas conversas e várias mensagens gravadas pela Polícia Federal (PF) entre Cachoeira e a chefe de gabinete civil da governadoria, Eliane Gonçalves Pinheiro. As interceptações telefônicas com autorização judicial revelam contatos nos quais o líder da quadrilha passa informações de que no dia seguinte a PF faria busca e apreensão na casa do prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias (PP), durante uma operação.
A Operação Apate ocorreu no dia 13 de maio do ano passado. Na ocasião, Geraldo Messias sequer foi visto nos locais objeto de busca. “O prejuízo à administração causado por essa conduta foi a baixa efetividade da operação em questão, sendo que o prefeito de Águas Lindas seguramente foi avisado”, afirma o documento assinado pelos procuradores Daniel de Resende Salgado e Léa Batista de Oliveira.

Agenda

Eliane Gonçalves Pinheiro cuida da agenda do governador Marconi Perillo (PSDB), função que ocupa desde o governo passado. Ainda na gestão de Alcides Rodrigues (PP), atuou na articulação do tucano para que prefeitos pepistas aderissem à campanha de Marconi ao governo estadual. Ela trabalha no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e era ligada ao ex-secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Fernando Cunha, morto em novembro de 2011.

A chefe de gabinete do governador confirmou as conversas. “Me lembro dessas mensagens”, disse. Eliane Gonçalves Pinheiro afirmou que, devido à amizade que mantém com o prefeito de Águas Lindas, tentou proteger os cinco filhos dele. “Eu queria falar para o Geraldo Messias tirar os filhos de casa, porque haveria uma operação policial lá. Mas nem tinha mandado de prisão, era só de busca e apreensão”, recordou. Os filhos do prefeito estavam numa residência da família em Taguatinga (DF) no momento da ação da polícia.

Eliane Gonçalves Pinheiro sustentou que não conseguiu contato com o prefeito, que àquela altura já saberia da ação da Polícia Federal por meio de outros contatos e não atendia as ligações. “Se ele foi avisado, não foi por mim”. Ela afirmou que conhece Carlinhos Cachoeira desde 2003, quando foi apresentada por intermédio de Fernando Cunha, com quem trabalhou por oito anos. Uma filha do ex-secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos é casada com um irmão do líder da organização criminosa. “Tenho uma amizade de muitos anos com ele”, admitiu. A reportagem tentou contato com Geraldo Messias, mas não obteve retorno. O prefeito ganhou de Cachoeira uma viagem a Las Vegas, nos Estados Unidos, no ano passado.”

Comentários