A situação Serra na visão de um analista ‘demo’


Josias de Souza, Folha de S. Paulo / UOL-Blogs

"Observador atento da cena paulistana, um cacique da tribo do DEM enxerga no iminente salto de José Serra rumo à candidatura municipal uma novidade crivada de ironias.  Pela primeira vez, diz ele, Aécio Neves e Cia. apoiam efusivamente um projeto eleitoral de Serra.

Ele compara Serra ao português paraquedista da anedota. Como assim? Para convencê-lo a saltar na escuridão de uma disputa que, por imprevisível, pode custar-lhe a carreira, o generalato do PSDB tenta provar a Serra que o paraquedas é seguríssimo.

Nessa fase de convencimento, prossegue o líder ‘demo’, o tucanato promete a Serra um equipamento sofisticado. Basta que ele puxe a primeira cordinha para que o parquedas se abra. Se não abrir, o que é improvável, haverá uma segunda cordinha.

Se ainda assim nada acontecer, o que é improbabilíssimo, Serra terá à sua disposição uma terceira e definitiva cordinha. Puxando-a, o paraquedas se abrirá. O PSDB promete que, lá embaixo, haverá um jipe à sua espera, para levá-lo à cadeira de prefeito.

O morubixaba do DEM supõe que, empurrado pelas circunstâncias, Serra não terá outra alternativa senão saltar na direção do insondável. Como o português da piada, ele puxará a primeira cordinha. E nada. Puxará a segunda. Nem sinal. Vai puxar a terceira. Nem tchum. Exclamará: Ai, Jesus! Agora só falta o jipe não estar lá embaixo.

Na eventualidade de confirmar-se o desastre, arremata o analista do DEM, desaparecerão todas as sombras de dúvida quanto à capacidade do PSDB de se unir. “Vai ficar provado que, no ninho tucano, a união faz a farsa.”

Comentários

Luciano disse…
Se sair a CPI da Privataria, não tem cordinha nem jeep que salve o Serra!