Possível guerra entre Irã e Israel já alarma Ocidente


EUA e Grã-Bretanha temem que o governo israelense, de Benjamin Netanyahu, ataque as instalações nucleares iranianas, de Mahmoud Ahmadinejad, assim como ocorreu em 1981, no Iraque; novo conflito está cada vez mais próximo

Brasil 247 / AE

Em 1981, o Iraque, então governado por Saddam Hussein, estava muito próximo de dominar a tecnologia nuclear, com a ajuda de cientistas brasileiros, como o brigadeiro Hugo Piva, que vivia em Bagdá. O sonho foi pelos ares quando caças israelenses bombardearam o reator de Osirak, dando início à teoria dos ataques preventivos – a mesma que foi utilizada em 2003, quando os Estados Unidos invadiram o Iraque. Israel atacou porque temia ser atacado.

Hoje, 31 anos depois, o mundo teme que Israel repita a estratégia – só que, desta vez, sem a mesma cobertura internacional e contra um país muito mais forte. Como o Irã, de Mahmoud Ahmadinejad, está muito perto de dominar a tecnologia nuclear, podendo produzir seus próprios artefatos atômicos, o regime israelense se vê tentado a repetir a estratégia adotada contra o regime de Saddam Hussein.

O clima é tão tenso que autoridades dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha alertaram Israel para não atacar o programa nuclear do Irã. O pedido feito neste domingo, quando o assessor de segurança nacional da Casa Branca chegou à região, reflete o crescente nervosismo internacional em relação à ameaça de um possível ataque israelense.

Nos seus alertas, tanto o chefe adjunto de Estado-Maior americano, general Martin Dempsey, quanto o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, disseram que um ataque israelense ao Irã teria grave consequências para toda a região e exortaram Israel a dar mais uma chance às sanções internacionais contra aquele país. Dempsey afirmou que um ataque de Israel não seria "prudente", enquanto Hague disse que não seria uma coisa "sábia".
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

zejustino disse…
Se esse moleques provocarem um conflito mundial, quem sobrar poderá fazer uma boa correção na História dando a vitória final para os nazistas. Ao que parece, os degenerados da cruz gamada conseguiram incorporar nos degenerados que ousam ostentar a estrela de seis pontas suas patologias.