Revista publica lista com nomes de torturadores



“A Revista de História da Biblioteca Nacional brasileira publicou na quinta-feira 29 uma lista com 233 nomes de torturadores do regime militar. O documento, que faz parte do acervo do ex-senador comunista Luiz Carlos Prestes, foi compilado por 35 presos políticos do Presídio da Justiça Militar em 1975.

Entre os que elaboraram a lista estão Hamilton Pereira da Silva, poeta e atualmente Secretário de Cultura do Distrito Federal, José Genoino, ex-presidente do PT e assessor do Ministério da Defesa, e Paulo Vanucchi, ex-ministro dos Direitos Humanos.

O primeiro nome a aparecer no documento de militares e policiais acusados de cometer tortura durante o regime ditatorial é o do Major de Infantaria do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Em 1978, a mesma lista foi publicada pelo jornal Em Tempo, que esgotou as tiragens de 20 mil cópias, segundo o site da Revista de História. Depois da divulgação do documento, e de outras duas relações de militares acusados do mesmo crime, o jornal sofreu dois atentados.

A sucursal de Curitiba foi invadida e pichada com a marca “Os 233”. No prédio de Belo Horizonte, as máquinas de escrever da redação foram ensopadas em ácido.”

Comentários