Defender a liberação da maconha é, sim, um direito



STF confirma que estão liberadas as marchas a favor da legalização das drogas, mas deixa claro que não está autorizado o consumo de entorpecentes. Direito atende a dois princípios da democracia: pluralismo e transparência

Brasil 247 / Agência Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje que estão liberadas as marchas a favor da legalização das drogas. Mas deixou claro que isso não significa a autorização para o consumo de entorpecentes. Os ministros atenderam a um pedido da vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, para que fosse excluída a possibilidade de criminalização da defesa da legalização de drogas em eventos públicos.

Os integrantes do STF afirmaram que movimentos como a Marcha da Maconha são legítimas formas de reunião para manifestação de pensamento desde que sejam pacíficos, não incentivem o consumo de entorpecentes e não haja consumo de drogas.

O relator da ação no STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que o direito de reunião atende a dois princípios da democracia: o pluralismo e a transparência. "Quem quer que seja pode se reunir para o que quer que seja desde que o faça de forma pacífica", disse.

Em junho, o plenário do STF já havia liberado a realização da Marcha da Maconha. Na ocasião, o Supremo concluiu que a Constituição Federal protege os direitos de reunião e de livre expressão que garantem a realização de mobilizações como as marchas favoráveis à descriminalização das drogas.

O ministro Gilmar Mendes disse que era necessário esclarecer que essa liberdade de reunião tem limites. Ele exemplificou essa necessidade citando a pedofilia. Mendes questionou se seria possível liberar uma reunião na Praça dos 3 Poderes, em Brasília para debater a descriminalização da pedofilia.

"É impossível sustentar-se a liberdade de reunião quando a descriminação da conduta signifique uma autorização de atos ofensivos a direitos fundamentais e a condições básicas de convivência ética e democrática", afirmou o presidente do STF, Cezar Peluso.”
Foto: Felipe Rau / AE

Comentários

Anônimo disse…
Sabe o que me impressiona?
É que esses bandos de manes, idiotas, hipócritas, esse bando de imbecis que acham que a maconha não faz mal, sequer pensaram que seu consumo atual, está bancando todas as armas utilizadas diariamente por conta dessa ação criminosa que é o trafico de drogas.(todas as mortes por conta do trafico, são de suas responsabilidades)

Tudo bem! Se querem ter o direito de plantar sua erva, dá um 'tapinha' no final do dia, isso eu não posso discordar, afinal faz-se o que quiserem com seu corpo e mente, mas antes de saírem nessa marcha de legalização, procurem ver o país que estão vivendo, e marchem pela aplicação e aprovação de projetos de lei que punam ladroes, assassinos e corruptos...
Peçam punição imediata para os políticos que se tornam criminosos por conta das próprias leis que criam para protege-los...
Marchem para a aprovação da lei "ficha-Limpa" e peçam que todo cidadão seja igual perante a lei, independente de seu cargo...
Peçam que a maioridade penal seja de 14 anos(eu preferiria 12) para que acabem de vez com a vida mansa dos bandidos menores de 18 anos...

Enfim, acordem dessa "viagem" que vocês vivem e marchem para acabar com essa ditadura politica que vivemos e por fim, depois de conseguirem mudar alguns desses aspectos, tenho certeza que todos terão o direito de fumar seu baseadinho, dentro de sua casa, sem ser incomodado, porque afinal de contas, essa merda fede e muito, e se quer fumar que seja dentro de sua casa...
Obs.: Usei o modo , anonimo, pois tenho medo de que os noiados, maconheiros, safados, me ataquem pelo meu comentário, já que se acham no direito de agressão, para quem é contra sua opinião.
Anônimo disse…
Concordo com quase tudo que o cara aí de cima disse.
Porém, lutar por um direito não é "viajar". Pelo jeito você ainda tem muito preconceito contra quem fuma maconha, então é bom saber que tem muito maconheiro por aí fazendo marchas e lutando por você e pelos seus direitos também brother!
O que o pessoal que fuma a erva quer é justamente terminar com esse "vínculo" com o tráfico. Queremos alternativas, poder plantar em casa pra não comprar de trafica, coisas do tipo. A existência do tráfico não é culpa do usuário e sim dessa politica proibicionista porca que não dá alternativa nenhuma ao usuário além do presídio.
Viajar é achar que algum dia o consumo vai acabar, porque não vai!
Anônimo disse…
Agora, defender a mantença da proibição da maconha é mais que um direito, é uma obrigação.
Anônimo disse…
Com mantença você quis dizer manutenção ou matança? Porque os dois são sinônimos nesse caso.
Anônimo disse…
Ok, então lutar a favor da legalização de uma droga não é apologia, e é diferente de lutar a favor da pedofilia pois esta consiste na violação de um direito fundamental~~

Saúde é direito fundamental; maconha é problema para saúde. Portanto, a marcha viola também este direito fundamental.

"ah, a saúde é minha, faço o que quiser"

você está facilitando o acesso a droga, e ainda Mostrando ela por aí. Vai aumentar o número de maconhados. O problema não é apenas na saúde. A inércia da pessoa no efeito da droga é prejudicial a produção~~ China teve problemas por causa disso. A pessoa acaba jogando vidinha dele fora no tempo perdido.
Henrique disse…
Seu mané , é por isso que se quer a legalização. cada uma viu, ngm tem direito de dizer o que vc deve ou não fazer, se faz mal e mata é problema de quem usa, legaliza e acaba o crime organizado. Deixem de ser burros. Cigarro é liberado e td mundo fuma por isso? Cada uma.
Henrique disse…
Pessoa desinformadas é que é o problema no brasil, tenho 31 anos fumo maconha , trabalho tenho família. Uma bsurdo dizer que quem fuma maconha joga vida fora, maconha não é crack, faz mal sim faz, mas açucar faz, gordura, não vejo campanha conta o açucar e gosrdura trans, isso se chama hipocrisia, coca-cola vicia , causa obesidade e morte, vende no mercado , na padaria, assim como alcool e cigarros, deixem de falso moralismo e cuidem da propria vida. E deixem quer quer fumar maconha fumar em paz.
Anônimo disse…
Pra quem é preconceituoso fica a dica, fumo maconha a 5 anos nunca dei problemas de nenhum tipo em relação a isso estudo, trabalho e tenho minha vida social, agora pensem como seres dotados de um cerebro, hoje em dia se eu sou pego com uma planta de maconha pro meu uso pessoal dentro de minha propria residencia eu posso ser preso por trafico de drogas, então digam o que quiser, enquanto isso continuar assim ninguem em sã consiencia vai querer se arriscar a pegar de 6~12 anos de cadeia só porque está tentando ser "certo" eu particularmente prefiro dar o meu dinheiro na mão dos caras do morro, antes uma morte aleatoria do que minha liberdade! outra coisa no meu circulo de amigos ja ouveram 2 obitos por causa de bebida alcolica + direção, já não sou capaz de citar alguem que tenha tido a vida prejudicada pela maconha, a questão é deveriam descriminalizar a erva para que possamos ao menos plantar para nosso proprio consumo, e penso assim liberando isso podem colocar pena de até 15 anos de prisão pra que for pego com um baseado na rua, isso eu acho mediocre essas pessoas que saem fumando pela rua pra literalmente pagar sapo.
Em relação a outras drogas e tal, o fato de ser crime o plantio para consumo proprio leva as pessoas a terem que lidar com traficantes, diariamente/semanalmente/mensalmente. . . e ai que está o perigo porque um dia você vai lá atraz do seu baseadinho e eles não tem, e sempre todas as vezes eles acabam oferecendo as outras opções, e essas sim são o verdadeiro perigo.

Tentem entender que o plantio para consumo proprio não afeta ninguem a não ser o usuario, e se forem continuar com essa hipocresia da maconha mata e tudo mais, reflitão sobre sua cervejinha do dia a dia

se entendeu você é uma pessoa que tem o raciocinio não programado pela midia atual para o resto tenham uma boa vida miseravel e manipulada

minhas vontades e meus deveres são comigo e ninguem nem nada pode impedir :X
Anônimo disse…
Tanta coisa pra se discutir e protestar neste país e esse bando de gente defendendo a legalização desse lixo.
Futuro sombrio!
Iole disse…
O que banca as armas e violência é a proibição, não a maconha.
Cansa, sinceramente, ficar o tempo todo tentando explicar que o consumo da maconha não mata. Além do que a liberação odo uso da cannabis como um todo trás melhorias na área do biodísel, medicina, vestuário, cosméticos...
Mas ficam algumas pessoas bitoladas à errada ideologia de guerra às drogas.
Anônimo disse…
o trafico e contra a legalização da maconha, e você?
Anônimo disse…
"você está facilitando o acesso a droga, e ainda Mostrando ela por aí. Vai aumentar o número de maconhados."

As marchas da maconha não tem como objetivo transformar todo brasileiro em um maconheiro. Através das marchas da maconha, nós tentamos trazer informações para pessoas como você: que tem boas intenções, mas (com todo respeito) não sabe nada sobre o assunto.

"O problema não é apenas na saúde. A inércia da pessoa no efeito da droga é prejudicial a produção~~ China teve problemas por causa disso. A pessoa acaba jogando vidinha dele fora no tempo perdido."

Se você parar parar ler cartilhas e artigos científicos sérios (não aqueles encomendados por gigantes farmacêuticos né?) sobre a maconha, vai ver que ela não é esse mal todo que as pessoas vem vendendo para você durante toda sua vida. Aí entra a questão da informação, e infelizmente o Sr. foi mal informado durante sua vida inteira sobre a cannabis sativa.
Um exemplo disso é essa coisa da China. Não sei se a maconha é legalizada na China, mas o crescimento econômico do país mostra que o pessoal de lá não tá na inércia.
Eu mesmo fumo maconha a 4 anos. Com 22 anos já tenho emprego concursado, apartamento, um negócio próprio que está cada vez mais próspero e vou muito bem na faculdade.
Revejam seus conceitos, fumar maconha não diz NADA sobre ninguém.
Anônimo disse…
LUTAR PELO DIREITO DA EDUCAÇÃO NINGUEM QUER
Anônimo disse…
isso ai é coisa pra vagabundo fazer...
Anônimo disse…
Tem alguns hipócritas declarando que fumam maconha e levam uma vida normal. Só esqueceram que a liberaçao da maconha se aprovada em lei, servirá pra todo cidadao brasileiro. E o Brasil na sua maioria é uma sociedade composta de pobres miseráveis que usam a maconha pra assaltar o cidadao comun porque nao tem condiçoes de bancar seu vício. É essa sociedade que essa lei vai fomentar com o apoio de meia duzia de burgueses que nao conseguem ver nada alem do seu próprio umbigo. O que falta pra alguns é pensar grande, grande na forma de pensar na sociedade como um todo. Portanto meu irmao, nao se preocupe com a liberaçao da maconha. Vc já fuma todo o dia, entao aproveite e ensine seus filhos e seus netos esse exemplo de vida que vc pode oferecer a eles.
Anônimo disse…
"Tem alguns hipócritas declarando que fumam maconha e levam uma vida normal."

Entre no growroom.net
É um fórum de gente que fuma maconha e leva uma vida normal e busca alternativas ao tráfico. O fórum conta com TRINTA MIL MEMBROS. Existe muita gente que fuma maconha e leva uma vida muito melhor que a sua seu reacionário safado.

"Só esqueceram que a liberaçao da maconha se aprovada em lei, servirá pra todo cidadao brasileiro. E o Brasil na sua maioria é uma sociedade composta de pobres miseráveis que usam a maconha pra assaltar o cidadao comun porque nao tem condiçoes de bancar seu vício."

Você só esqueceu que não existe prova cientifica de que causa maconha vicio fisic. Apenas psicologico. Alias, a unica coisa provada é que maconha vicia menos do que CAFÉ. Bora proibir o café então?
Esquece esse seu argumentozinho baseado no preconceito e no terror porque ele não faz sentido nenhum com a realidade. Quem assalta pra sustentar vício é quem fuma crack, cheira ou bebe. ISSO sim é vicio de verdade.

"É essa sociedade que essa lei vai fomentar com o apoio de meia duzia de burgueses que nao conseguem ver nada alem do seu próprio umbigo. O que falta pra alguns é pensar grande, grande na forma de pensar na sociedade como um todo. Portanto meu irmao, nao se preocupe com a liberaçao da maconha. Vc já fuma todo o dia, entao aproveite e ensine seus filhos e seus netos esse exemplo de vida que vc pode oferecer a eles."

Pensar na REGULAMENTAÇÃO da maconha é pensar grande. Pense bem no sistema porco proibicionista que você defende. É esse mesmo sistema que coloca armamentos pesados na favela, na mão de crianças que já nasceram sem perspectiva. Regulamentar a maconha significa colocar um controle DO ESTADO no produto, tirando o poder do tráfico. Você ao menos entende isso ou já é tão cego que não consegue nem ver o mais óbvio?
LEGALIZA PELA PAZ BRASIL!
Anônimo disse…
O problema da Maconha está em quem a vende e nao nela e nem em quem consome. Legalizar tiraria a maconha das maos de traficantes, deixaria de sustentar trabalho escravo em lavouras do paraguai e do brasil, o indice de contato com drogas mais pesadas cairia bruscamente, afinal, quem te oferece as outras droas mais pesadas sao os proprios traficantes, tirando a maconha deles, tira esse risco. afastar a sociedade da marginalidade é o começo de tudo. acabar com essa opressao toda é o primeiro passo pra abolir com a marignalidade. fora os impostos né, afinal, o brasil ama um imposto. legalizar traria bilhoes de reais anuais aos cofres publicos. bilhoes esses oriundos das taxas sobre a cannabis, do dinheiro poupado pra combater o consumo da maconha, etc.
Anônimo disse…
E além do mais... enquanto os 'maconheiros' lutam para abrir um debate sobre a regulamentação da maconha, vocês críticos e reacionários de plantão ficam com a bunda sentada na cadeira falando merda num computador.
Se querem lutar pelo direito da educação ou o que quiserem, VÃO E LUTEM. Mas não julguem a causa de terceiros tão levianamente. Leiam as postagens e verão que regulamentar a maconha é uma manobra política que trará PAZ e vai tirar o dinheiro do bolso do tráfico e colocar no do Estado.

Mas né, tem os capitão Nascimento que acham que prender 10% da população do Brasil é a solução.
Anônimo disse…
Pra que legalizar se quem ja fuma vai continuar fumando mesmo? E o traficante cai contiuar traficando mesmo que tenha que mudar pra outro tipo de droga. Se ja existe esse monte de maconheiro com ela proibida imagine legalizada. Agora se legalizar a maconha qual será o proximo passo? Legalizar outra droga ilicita? Eu ja ouvi conhecidos meus que usaram maconha e disseram que tiveram alucinaçoes. Sera que num momento de alucinaçao que esta droga causa a pessoa nao pode cometer uma loucura maior contra si mesmo ou contra quem nao tem nada a ver? Ja que vcs que usam maconha se sentem discriminados porque cigarro, bebida alcoolica e outras coisas que fazem mal a saude sao vendidos livremente por ai lutem para que sejam proibidos tambem isso sim e nao liberar mais uma droga. Senao daqui a pouco quem usa cocaina, quem usa crack vai se achar no direito de legalizar tbm. Cigarro ja fede maconha fede muito mais e o povo ja ta usando a vontade pelas praças e em shows a qualquer hora do dia pelo menos aqui onde moro imagine quando liberar. Ninguem vai conseguir mudar a opiniao de quem ja usa maconha porque ja viciou ja era, mas quanto mais pessoas conseguirmos impedir que entrem nessa roubada melhor.