O Pan, os recordes e a Record


Os Jogos Pan-americanos, que começam sexta-feira, serão transmitidos pela Record. É a primeira vez, em muito tempo, que a Globo perde a transmissão de um grande evento esportivo. Creio que isto não acontecia desde 1980, quando a Bandeirantes transmitiu o campeonato de Fórmula-1.

 José Roberto Torero, Carta Maior

Nesta sexta-feira começam os Jogos Pan-americanos. É uma competição interessante, que nos dá a impressão de sermos uma potência mundial no esporte. Na última edição, em 2007, no Rio, ficamos em terceiro lugar, com um número respeitável de medalhas: 157 (52 de ouro).

Mas, antes que o leitor ufanista dê pulos no sofá, lembro que acabamos atrás de Cuba. E não dá para ficar convencido sabendo que nossa grande luta é para ultrapassar um país que tem apenas 11 milhões de habitantes, o mesmo que a cidade de São Paulo. Pelo jeito há alguma coisa lá que funciona melhor do que aqui. Mas isso é assunto para outro dia.

Hoje o assunto é televisão.

É que este Pan será transmitido pela Rede Record. É a primeira vez, em muito tempo, que a Globo perde a transmissão de um grande evento esportivo. Creio que isto não acontecia desde 1980, quando a Bandeirantes transmitiu o campeonato de Fórmula-1.

A rede da Igreja Universal mostrará ainda as Olimpíadas de Londres em 2012 e o Pan de 2015.

Será interessante ver como a Globo se portará em relação ao noticiário da competição. Terá total ética jornalística e dará destaque justo às vitórias brasileiras, correndo o risco de alavancar a audiência da concorrente? Ou mal tocará no assunto (como no tempo das Diretas Já), deixando que o fator comercial fale mais alto que o senso jornalístico?”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Virgílio disse…
Eu não tinha dúvidas.. mas fui lá na pagina Globo.com. Do PAN apenas a notícia de que Jacqueline se acidentou e não participa. Nas diversas notícias do Esporte, NENHUMA do PAN!!!!
Quem espera jornalismo da Globo? Ali é uma central de açao política e de defesa do seu conglomerado empresarial. Nenhum compromisso com a verdadeira imprensa existe!