Redação, PortalIMPRENSA
“Uma carta foi assinada por mais de 50
jornalistas e professores de jornalismo dos Estados Unidos e enviadas ao New
York Times. Os profissionais pediram "maior transparência" com
relação aos conflitos de interesse envolvendo os colaboradores de sua seção de
opinião. O recado faz parte de uma campanha on-line, lançada na última
quinta-feira (6), que clama por "mais clareza" nos artigos de opinião
publicados por jornais do país.
De acordo com o documento,
"especialistas" estariam sendo financiados para propor certos
debates, ligados a certos interesses na "grande mídia". "Quando
os comentários desses especialistas aparecem nos veículos de comunicação, seus
vínculos não ficam evidentes... Pedimos ao New York Times que lidere a
indústria e estabeleça um padrão nacional ao revelar conflitos de interesses
financeiros que seus colaboradores possam ter no momento em que os artigos são
publicados".
A campanha, lançada pelo Checks and
Balances Project, tem como objetivo "acabar com a farsa de especialistas
comprados e tendenciosos" ao garantir que seus vínculos sejam revelados ao
leitor. As informações são do Knight Center for Journalism in the Americas.”
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