Quem ganha mais, paga mais

Mair Pena Neto, Direto da Redação

“Dezesseis executivos franceses, incluindo a herdeira da L`Oreal, Liliane Bettencourt, a mulher mais rica da Europa, ofereceram pagar uma "contribuição especial" em "espírito de solidariedade" para ajudar o governo francês a reduzir seu déficit, que ameaça a segurança do país. Em carta aberta, publicada na revista "Le Nouvel Observateur", os milionários franceses disseram que se beneficiaram do sistema francês e que com "o déficit nas finanças públicas ameaçando o futuro da França e da Europa, e o governo pedindo solidariedade a todos, parece necessário para nós contribuir."

A carta dos ricos franceses é uma espécie de versão européia do artigo de Warren Buffett no "New York Times". O megainvestidor americano, um dos homens mais ricos do mundo, acusou de injusto o sacrifício pedido à população dos Estados Unidos e conclamou o governo Obama a parar de mimar os super ricos e elevar os impostos da classe alta. Nenhuma das manifestações é reveladora de altruísmo, e, sim, a preocupação de continuar desfrutando de um modelo econômico que sempre lhes garantiu excelente condições de vida. É a conhecida história de se entregar os anéis para não perder os dedos.

Os multimilionários franceses se manifestaram justamente quando o governo prepara novas medidas fiscais, que incluem uma taxa especial sobre os super ricos. A idéia do governo é tributar os que ganham mais de 1 milhão de euros (R$ 2,3 milhões) por ano para contribuir na redução do déficit público, que está em torno de 85% do PIB, bem acima dos 60% recomendados pela zona do euro.

Independentemente dos propósitos de cada um, a crise global abriu a possibilidade de discussão e implementação de impostos sobre as grandes fortunas. O que antes parecia um tabu se revela o caminho natural para uma justiça tributária. Obama foi à TV pedir que os americanos pressionassem os parlamentares a votar aumento de 2% nos impostos sobre os mais ricos. O presidente norte-americano disse que um administrador de fundos de investimento paga taxas inferiores às de sua secretária, o que impossibilita pedir sacrifícios generalizados.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários