Quem é o “especialista em terrorismo” que atribuiu os ataques na Noruega a árabes/muçulmanos

É bem estranho que "jihadistas" postassem reivindicação de responsabilidade do ataque num fórum fechado que um ex-oficial dos EUA se gabava abertamente de estar infiltrando. Mas foi isso que a mídia usou. 

Benjamin Doherty / Revista Fórum

Imediatamente depois da notícia do bombardeio do prédio do governo em Oslo, capital da Noruega, a internet ferveu com especulações acerca de quem o teria feito e por quê. A maioria das especulações falava de muçulmanos e da chamada militância islâmica. A ânsia de se especular depois de acontecimentos graves é compreensível, mas o foco da especulação, sua amplificação através das redes sociais, sua legitimação na mídia tradicional e o privilégio concedido aos chamados especialistas é um padrão comum.

O perigo de tais especulações é que elas acrescentam pouco conhecimento, mas provocam danos reais, ao disseminar medo e ódio em relação a muçulmanos, imigrantes e outras populações vulneráveis e rotineiramente demonizadas. Intencionalmente ou não, essas especulações atribuem culpa coletiva a esses grupos.

“Especialistas” que supostamente estudam esse tema – quase sempre homens brancos e muito frequentemente com história governamental ou militar – direcionam suspeitas aos muçulmanos ao apontar reivindicações de responsabilidade em páginas web da “jihad” às quais só eles têm acesso. Ataques infames invariavelmente inspiram reivindicações falsas de responsabilidade ou falsos relatos de reivindicações, mas isso, pelo jeito, não impede que a mídia e os especialistas lhes dêem atenção indevida.

Dos “especialistas” para o New York Times para o mundo

O New York Times originalmente noticiou:

Um grupo terrorista, Ansar Al-Jihad Al-Alami, ou os Auxiliares da Jihad Global, lançaram uma declaração reclamando responsabilidade pelo ataque, de acordo com Will McCants, um analista de terrorismo na CNA, um instituto de pesquisa que estuda o terrorismo.

Em edições posteriores, a história foi reescrita assim:

Relatos iniciais destacavam a possibilidade de militantes islâmicos, em particular a Ansar Al-Jihad Al-Alami, ou os Auxiliares da Jihad Global, citada por alguns analistas como tendo reclamado responsabilidade pelos ataques. Autoridades estadunidenses disseram que o grupo era previamente desconhecido e talvez nem sequer exista.

A fonte é Will McCants, professor temporário na Universidade John Hopkins. Em sua página web, ele se descreve como ex- "Conselheiro Sênior no Combate ao Extremismo Violento no Departamento de Estado dos EUA, diretor do programa da Iniciativa Minerva no Departamento de Defesa e residente no Centro de Combate ao Terrorismo de West Point”. Ontem pela manhã, ele postou “suposta reivindicação pelos ataques de Oslo”, em seu blog Jihadica:

Isso foi postado por Abu Sulayman Al-Nasir no fórum da Jihad árabe, Shmukh, por volta de 10:30, horário da Costa Leste.(assunto 118187). Shmukh é o principal fórum dos jihadistas de língua árabe que apoiam a Al-qaeda. Posto que o assunto agora está inacessível (trancado ou retirado), eu vou postá-lo aqui. Não tenho tempo no momento de traduzir tudo, mas traduzi os pedaços mais importantes no Twitter.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários