Planeta de 7 bilhões de pessoas


Em duas décadas, o mundo ganhou mais de um bilhão de habitantes e ONU alerta para o drama da superpopulação; Índia e China são os países que mais cresceram; 15% desta população estará abaixo da linha de pobreza


A população do planeta chega este ano aos sete bilhões de habitantes, conforme anunciou neste sábado 9 o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). Chegamos a esse índice com um altíssimo percentual de pobreza: aproximadamente 1 bilhão de pessoas passam fome. E à frente deste acelerado crescimento estão seis países do mundo: Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Indonésia. Os índices reforçam os dados do relatório Perspectivas da População Mundial - Revisão 2.000 que previu que a população deve chegar a 9,3 bilhões em 2050. As projeções indicam um futuro com população maior, mais velha, mais pobre, urbanizada e dependente da globalização e da migração. Na metade de 2000, a população mundial erá de 6,1 bilhões de pessoas e crescia a um rítmo anual de 1,3% , ou seja, nasciam 77 milhões de indivíduos a cada ano.

Para prevenir e também se preparar para um cenário de superpopulação, a ONU lançou a campanha 7 Bilhões de Ações, que pretende criar condições e iniciativas para enfrentar os principais desafios contemporâneos, entre eles, a redução da miséria, da fome e das desigualdades. Segundo o direitor da Unfpa, Babatunde Osotimehin, será necessário adotar novas formas de estabelecer uma cooperação global sem precedentes. “A hora de agir é agora. As ações individuais, multiplicadas muitas vezes, podem fazer um mundo de diferença. Juntos somos 7 bilhões de pessoas; contamos uns com os outros”, observou. Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moom, considerou que há “alimentos suficientes para todos, ainda que quase 1 bilhão de pessoas passem fome”. Temos meios de erradicar muitas doenças, ainda que elas continuem se espalhando”, disse Ban Ki-moom. “Temos o presente de um meio ambiente rico, ainda que continue sujeito ao abuso e à exploração diária. Vamos fazer este Dia Mundial da População para tomar atitudes determinantes para criar um futuro melhor para os nossos 7 bilhões de habitantes e para a próxima geração”.

A Campanha 7 bilhões de Ações será centrada nas mídias sociais, utilizando as plataformas de interconectividade disponíveis (internet e celulares), além de ações presenciais em todos os países. O crescimento mais rápido ainda acontece nas 48 nações mais pobres, a maior parte delas na Africa subsaariana, onde a população passará de 658 milhões para 1,8 bilhão até 2050. A Índia, com uma população que corresponde a duas vezes e meia à de paises membros da União Européia (UE), está tendo crescimento populacional muito mais rápido do que o previsto. Em 2000, a UE teve um aumento vegetativo de 343 mil pessoas. A Índia alcançou isto na primeira semana de 2001.

A página da campanha na internet da Unfpa está disponível inicialmente em inglês, mas deverá incorporar outras línguas ao longo do ano.Vários parceiros globais estão apoiando a iniciativa, como Facebook, IBM, Wikimedia, National Geographic, entre outros.”
Foto: Pavel Rahman, AP Photo

Comentários