Greve na CPTM: cresce a adesão dos ferroviários a partir desta quinta em SP


Sistema de trens deve ficar com seis linhas atingidas. Trabalhadores cobram nova proposta salarial

Leticia Cruz, Rede Brasil Atual

Os ferroviários representados por mais um sindicato aderiram à paralisação iniciada nesta quarta-feira (1º) em quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, que havia decidido manter estado de greve, aderiu ao movimento. Os trabalhadores ligados ao Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana e da Zona Central do Brasil decidiram manter os braços cruzados.

Eles rejeitaram a proposta de 3,27% de reajuste oferecida pela CPTM. Com isso, as linhas 11-Coral (Luz-Estudantes), 12-Safira (Brás-Calmon Viana), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) devem seguir paralisadas. As linhas linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) devem ser atingidas a partir desta quinta-feira (2).

Uma audiência entre a empresa e os sindicatos está marcada para as 11h desta quinta. Segundo a CPTM, os ferroviários da Zona Central (linhas 11 e 12) descumpriram determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) de manter 90% da operação nos horários de pico e 70% no restante do tempo. Segundo a empresa, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a linha 12 ficou parada e a linha 11 teve problemas entre as estações Guaianazes e Estudantes, em Mogi das Cruzes.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários