Presidente Dilma diz que reforma na ONU só será completa com a presença brasileira e a de países como a Índia

Flávio Freire, Extra

“Um dia depois de o presidente americano, Barack Obama,ter deixado o país após uma visita em que disse ter “apreço” pela campanha para o Brasil ocupar uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, a presidente Dilma Rousseff disse nestat terça-feira que não considera “concebível” o país ficar sem a vaga. Para Dilma, o aceno de Obama é um reconhecimento de que o Brasil “tem um papel a cumprir nessa área”.

- Não existirá um conselho da ONU reformado sem alguns países importantes, como a Índia e o Brasil, que são países continentais, com enorme população. Hoje somos a sétima economia, daqui a pouco seremos a quinta, a quarta. Não é concebível uma ONU reformada sem o Brasil - disse, em Manaus, após lançar um programa de prevenção e combate ao câncer de colo do útero e de mama.

Ainda sobre a visita de Obama, Dilma lembrou de dois acordos firmados, um na área científica e outro na educacional. Dilma reafirmou que são duas nações que têm de ser tratadas em igualdade de condições. Ela destacou um projeto para construção de um satélite do clima, que monitoraria a Amazônia.

- O Obama levantou a possibilidade de nós mandarmos estudantes para lá, e eles mandarem para cá. O presidente falou em abrir cem mil vagas para os estudantes brasileiros nos Estados Unidos - afirmou.”

Comentários