Legislativo e Executivo são a favor de reforma política, diz Marco Maia

SRZD

“Depois de reunir com a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT), afirmou que a criação de comissões para a reforma política nas duas Casas é a primeira medida a ser tomada para que o Congresso promova mudanças que dêem mais apoio à vida político-partidária do país.

Esta foi a primeira vez que Maia e Sarney se reuniram com Dilma desde que foram eleitos ao comando das Casas na última semana. O deputado afirmou que no encontro foram discutidos o encaminhamento das negociações sobre a reforma política e a priorização de interesses do governo. As votações no Legislativos são impedidas por dez medidas provisórias. Sobre a modernização do sistema político-partidário nacional, Maia disse que "há condições para que a matéria seja posta em discussão" já que Dilma mostrou interesse em colaborar com a negociação do assunto e garantiu que a votação deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O Orçamento 2011 e o salário mínimo, de acordo com Maia, não entraram em pauta. O governo propõe o benefício de R$ 545, mas, as centrais sindicais fazem pressão para aumentar o valor com apoio de partidos da oposição. Sobre a decisão dessa discussão polêmica, o presidente da Câmara estima que "uma definição a respeito só sairá lá para o final de março, início de abril".

Comentários