Marta e Pimentel se revezarão na 1ª vice-presidência do Senado

Portal Terra

“Em reunião na tarde desta quinta-feira, a bancada do PT no Senado decidiu que haverá um rodízio do representante do partido na 1ª vice-presidência da Casa entre Marta Suplicy (SP) e José Pimentel (CE). Ainda não foi definido quem iniciará o rodízio. Como a eleição para o cargo ocorre a cada dois anos, quem ocupá-lo primeiro terá de renunciar após um ano para a entrada do outro.

O esquema será reproduzido na Comissão de Assuntos Econômicos, com a presidência sendo dividida entre Delcídio Amaral (MS) e Eduardo Suplicy (SP). O partido quer ainda comandar as comissões de Infraestrutura, com Lindberg Farias (RJ), e Assuntos Sociais.

O PT quer que seja mantido o critério de proporcionalidade com base no número que compõe os blocos partidários para a distribuição das comissões. O líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), disse que vai conversar com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para tentar manter o critério. Isso porque o PMDB defende uma mudança para proporcionalidade com base nos partidos. "Vamos ter uma conversa com o líder do PMDB para demonstrar nossa insatisfação com essa proposta", afirmou Costa.

Uma alteração para proporcionalidade com base no número de senadores dos partidos faria com que o PT perdesse comissões e a prioridade na escolha das comissões.”

Comentários