Dilma responde deputada iraniana


“A presidenta Dilma Rousseff respondeu, por meio de nota oficial, carta enviada pela presidenta do Comitê de Direitos Humanos da Assembleia Consultiva do Irã, deputada Zohreh Elahian.

Dilma agradeceu os cumprimentos que a parlamentar lhe dirigiu por sua eleição à Presidência e reiterou a disposição de continuar conferindo à questão dos Direitos Humanos “um lugar central na política externa, sem seletividade e tratamento discriminatório”.

Além disso, Dilma sugeriu que haja um maior diálogo do comitê iraniano com as comissões de Direitos Humanos do Congresso brasileiro e afirmou que contribuirá para um diálogo construtivo entre os dois países sobre temas bilaterais e multilaterais.

Na nota não há detalhes do conteúdo da correspondência enviada pela deputada, nem é mencionado o caso da viúva Sakineh, acusada pelas autoridades iranianas de infidelidade e cumplicidade no assassinato do marido.

Divulgada por agências internacionais, a carta de Elahian informa que a pena de morte para a viúva foi revertida em dez anos de prisão. No entanto, o chefe do Departamento de Justiça do Azerbaijão Oriental Hojjatoleslam, Malek Ajdar Sharifi, explicou que o processo de Sakineh ainda aguarda decisão final e negou alterações na pena.

Comentários