Mec planeja aumentar investimento para 7% do PIB

Brasília Confidencial

“Sete por cento do Produto Interno Bruto (PIB) deve ser direcionado à educação. Esta é a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) segundo proposta apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) à Casa Civil. O plano será lançado nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2011, começa a tramitar no Congresso Nacional. Hoje, o País investe 5% do PIB em educação. Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 0,2 ponto percentual anualmente.

O próximo PNE vai definir as metas que o Brasil deve atingir em educação nos próximos dez anos. Segundo o ministro Fernando Haddad, o patamar de investimento de 7% do PIB deve ser atingido na próxima década, “mas quanto antes melhor”.

As bases do PNE foram traçadas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), da qual participaram cerca de três mil representantes de movimentos sociais, governos, pesquisadores, estudantes, professores e pais para discutir as prioridades do setor.

A Conae recomenda que o investimento em educação seja elevado para 7% até 2011 e atinja 10% em 2014. O PNE 2001-2010, que ainda está em vigor, também estabelecia uma meta de investimento de 7% do PIB, mas o dispositivo foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.”

Comentários