Revista Newsweek e site The Daily Beast anunciam fusão

A The Newsweek Daily Beast Company será chefiada pela jornalista Tina Brown, fundadora do site de notícias

iG

A revista americana Newsweek e o site The Daily Beast, do grupo de internet IAC, anunciaram uma fusão nesta sexta-feira. A nova empresa se chamará The Newsweek Daily Beast Company e as redações das duas publicações ficarão sob responsabilidade da jornalista Tina Brown.

Aos 57 anos, Tina é considerada uma das estrelas do jornalismo anglosaxão. Entre 1979 e 1998, ela reabriu as revistas Tatler, Vanity Fair e The New Yorker. Também lançou a revista Talk em 1998, que três anos depois desapareceu.

Em outubro de 2008, Tina lançou o site "The Daily Beast", que, assim como o Huffington Post, de Arianna Huffington, combina informações, blogs e contribuições de escritores conhecidos. De agora em diante, será a redatora em chefe do site e da revista. O presidente executivo do conselho administrativo será o milionário Sidney Harman, que comprou a Newsweek do Washington Post.

Circulação em queda

A fusão com o site vem em um bom momento para a Newsweek. Segundo o relatório anual de 2009, a situação financeira da revista vinha se deteriorando nos últimos anos. O faturamento com anúncios caiu 37% em relação ao ano anterior, que já tinha registrado uma queda de 14% em relação a 2007.

Para reduzir os custos, o Washington Post reduziu a circulação da revista para apenas 1,5 milhão de exemplares no início deste ano. É quase a metade da tiragem da revista dois anos antes. O The Daily Beast recebe cerca de cinco milhões de visitantes únicos ao mês.”

Comentários