PSB reúne executiva nacional para discutir espaço no governo Dilma

Líderes da sigla terão reunião nesta quinta-feira, em Brasília. Partido elegeu seis governadores, 35 deputados e quatro senadores.

Robson Bonin, G1

Integrante da coligação de Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República, o PSB vai reunir em Brasília nesta quinta-feira (4) os principais integrantes da sigla para avaliar a vitória da petista nas urnas e discutir os pleitos que serão apresentados pelos socialistas ao futuro governo.

Havia a expectativa de que uma conversa entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que preside a sigla, e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, acontecesse na noite desta quarta, quando Campos chegasse à Capital Federal, mas tanto o PSB quanto o PT não confirmaram o encontro.

O PSB elegeu no dia 3 de outubro uma bancada federal de 35 deputados e quatro senadores, além de conseguir o comando de seis estados: Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Amapá, Paraíba e Piauí.

Com a representação obtida nas urnas, o PSB espera conseguir ampliar seu espaço na Esplanada dos Ministérios. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe montada por Dilma Rousseff marcaram reunião para a próxima segunda-feira (8), quando irão delinear o trabalho de transição de governo. Ainda não há regra clara para a forma como será distribuído cada ministério entre os partidos que formam a base do governo.

A nova presidente, no entanto, disse durante seu primeiro discurso que iria privilegiar perfis técnicos na hora de designar seu corpo ministerial e também iria valorizar os servidores de carreira da máquina pública. Dilma partiu nesta terça para um descanso pós-eleição e deve acompanhar os trabalhos quando retornar da viagem que fará com o presidente Lula para a reunião do G-20, na próxima segunda.”

Comentários