PMDB já tem favoritos a ministérios e alvos a serem derrubados

Leonardo Goy, Reuters

“O PMDB já tem uma lista com alguns nomes que pretende emplacar no ministério da presidente eleita Dilma Rousseff, e também uma relação de peemedebistas que deverão perder o apoio da legenda para permanecer na Esplanada dos Ministérios.

Dois senadores do partido disseram à Reuters, sob a condição de anonimato, que um dos nomes mais fortes para ser apresentado à Dilma é o do senador Edison Lobão (MA), para voltar a ocupar o Ministério de Minas e Energia.

O ex-governador do Amazonas e senador eleito Eduardo Braga (PMDB-AM) também integra a lista de ministeriáveis do partido, assim como o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco, também cotado para a presidência da Caixa Econômica Federal.
Para voltar ao comando do Ministério de Minas e Energia, Lobão tem a seu favor o fato de que, na sua passagem anterior pela pasta, acabou se aproximando de Dilma.

Os dois trabalharam juntos na elaboração do marco regulatório do pré-sal quando Dilma estava na Casa Civil e o desempenho de Lobão foi bem avaliado pela presidente eleita. Além disso, a opção por Lobão contempla o grupo político do presidente do Senado, José Sarney, que controla politicamente o ministério e o sistema Eletrobrás.

Já a possível indicação do nome do senador eleito Eduardo Braga envolve disputa com outro partido da base, o PR. Nos bastidores, há pressões para que ele se torne ministro dos Transportes, mas a pasta é controlada pelo PR desde o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários