Lula: Brasil cresce e não pode ficar no prejuízo por problemas alheios

Brasília Confidencial

“O Brasil vai gerar 2,5 milhões de empregos até o final do ano, as taxas de desemprego são as mais baixas da história recente e o país não pode pagar a conta por problemas não resolvidos dos Estados Unidos e da Europa. A observação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio “Café com o Presidente”, veiculado nesta segunda-feira. Lula lembrou que a situação do país é “privilegiada” reparando que, embora compreenda a preocupação dos dirigentes europeus e norte-americanos com o desemprego e as dificuldades de suas economias, “nós não podemos ser prejudicados por isso”.

As considerações do presidente foram feitas em cima do encontro, na Coréia do Sul, dos países do G-20, que reúne as maiores economias do planeta. Lula comentou a existência de um desequilíbrio mundial por conta do baixo crescimento das economias européias, norte-americana e japonesas, em contraposição ao alto crescimento da China, do Brasil, da África e da América Latina.

Para ele, “prevaleceu a maturidade, prevaleceu o bom senso, prevaleceu a compreensão de que, hoje, o mundo é interdependente”. Ou seja, “se os americanos tomarem uma medida econômica para tentar resolver um problema dos Estados Unidos, eles têm que pensar o reflexo disso na China, no Brasil, na Argentina, na Alemanha, na França e em um país africano”. Se não for assim , Lula advertiu que “nós estaremos matando o multilateralismo”.
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários