Próximo governo deve tornar o Brasil menos desigual

A provável eleição de Dilma (PT) como presidente da República, no próximo dia 31, fará com que ela encare a mesma tarefa de seu antecessor, de tornar o Brasil um país menos desigual.

Vermelho.org

Conforme o economista Jorge Abrahão de Castro, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), melhorar a educação e ampliar o número de pessoas com acesso à assistência social são tarefas fundamentais do próximo governo.

Abrahão aponta que “há um conjunto da população brasileira, ativa economicamente, que não está coberto por nenhum benefício previdenciário”. Segundo ele, apenas 56% das pessoas que trabalham contribuem e têm direito à Previdência Social.

“Isso em parte vai ser resolvido com o crescimento econômico, mas vai ser preciso muita política previdenciária e inovações para trazer esse conjunto da população que não está contribuindo para o mundo protegido”, destaca.

Além da ampliação do número de pessoas com direito à aposentadoria e proteção em caso de incapacidade para o trabalho, o diretor do Ipea afirmou ainda que o próximo governo também deve se preocupar com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a expansão e melhoria dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) especialmente para ampliar atendimento a crianças e idosos.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários