Na Câmara, PV votou com o governo em 56% das matérias

Milton Júnior, Contas Abertas

“Os deputados do Partido Verde (PV), da senadora Marina Silva, acompanharam o governo federal em aproximadamente 56% das matérias discutidas na Câmara Federal na atual legislatura. Os dados revelam que, a julgar pela atuação dos parlamentares verdes, o apoio de Marina será, de fato, um mistério neste segundo turno de eleições presidenciais. O acompanhamento das votações é feito pelo Congresso Aberto, organização sem fins lucrativos que utiliza dados oficiais para gerar um panorama da atuação de parlamentares e partidos no Congresso Nacional. De acordo com a ONG, os principais partidos da oposição (DEM, PPS, PSDB e PV) acompanharam, em média, 24% das votações dos partidos da base (PT, PCdoB, PMDB, PP, PR, PSB e PSC), desde 2007.

Dos 15 políticos verdes na Câmara, Fernando Gabeira (RJ) foi o que menos “seguiu o governo”, na expressão utilizada pelos cientistas políticos Eduardo Leoni e Cesar Zucco, idealizadores do projeto. O deputado fluminense votou 35% das vezes com o governo, 42% das vezes com seu partido e esteve ausente em 30% das votações nominais das quais participou. Já Roberto Santiago (SP) aparece como o menos fiel à base oposicionista. Embora o parlamentar tenha se ausentado em apenas 5% das votações nominais, em 85% das vezes votou a favor das propostas do governo. Veja aqui como votaram os demais deputados do PV.

Dentre os partidos de oposição mais propensos a votar com os governistas, o PV é o primeiro. Em seguida está o Partido Popular Socialista (PPS), que no período apurado acompanhou a base aliada em 16% das votações. O Democratas aparece em terceiro lugar, com 14%. Apesar de ser o principal partido de oposição do atual governo, a legenda do presidenciável José Serra (PSDB) também votou com os governistas em 10% dos casos (veja a tabela).”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários