"Metrô atuou impecavelmente" em relação aos custos, diz Serra

Leandro Cesaroni, Portal Terra

“Em um hotel da capital paulista, onde recebeu o apoio da bancada verde da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (26), o candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, comentou a reportagem da Folha de S.Paulo sobre o conhecimento prévio do resultado dos vencedores da licitação para a concorrência dos lotes 3 e 8 da linha 5 do Metrô de São Paulo. "Eu lembro, já não era mais governador, que o Metrô inclusive anulou uma concorrência por que não gostou dos preços apresentados, exigiu diminuição dos preços. Isso aconteceu na outra licitação, portanto, do ponto de vista dos custos, o metrô atuou impecavelmente. Se houve ou não entendimento entre as construtoras, é uma questão para ser investigada", disse o candidato, reforçando que não é mais governador do Estado.

Segundo a agência Reuters, nesta terça, Serra defendeu a suspensão do andamento das obras da linha 5 do metrô para investigação de denúncia de esquema de fraude na licitação da obra. "Acho que o governo (estadual) deveria promover uma investigação suspendendo o andamento. Essa é a minha opinião pessoal".

Segundo a Folha, seis meses antes da divulgação oficial do resultado das empresas vencedoras - anunciado na quinta-feira (21) - o jornal já havia registrado o nome dos ganhadores em vídeo e em cartório nos dias 20 e 23 de abril deste ano. Ainda segundo o jornal, o resultado foi conhecido apesar de o Metrô ter suspendido o processo em abril e solicitado a reformulação das propostas. O processo licitário, como informa a reportagem, ocorreu três dias depois do registro dos vencedores em cartório.

De acordo com a Folha. o Metrô afirmou que investigará o caso. Os consórcios participantes também negaram irregularidades ou acertos.
A linha 5 do metrô irá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e será conectada com as linhas 1 (Azul) e 2 (Verde), além do corredor São Paulo-Diadema da EMTU.”

Comentários