Manifesto pela Educação condena propostas, métodos e governo de Serra

Brasília Confidencial

“Mais de dois mil professores universitários e pesquisadores assinaram, até o início da noite passada, um manifesto publicado na internet contra o candidato do PSDB à Presidência, José Serra. O “Manifesto em Defesa da Educação Pública” afirma que os professores de universidades consideram “um retrocesso as propostas e os métodos políticos da candidatura Serra” e qualificam como preocupante o histórico de Serra como governante.

“Seu histórico como governante preocupa todos que acreditam que os rumos do sistema educacional e a defesa de princípios democráticos são vitais ao futuro do país”.

O documento lembra que em junho do ano passado, durante o Governo Serra em São Paulo, a USP foi invadida por policiais armados com metralhadoras e que atiraram bombas de gás lacrimogêneo. Diz também:

“Em seu primeiro ato como governador, assinou decretos que revogavam a relativa autonomia financeira e administrativa das Universidades estaduais paulistas. Os salários dos professores da USP, Unicamp e Unesp vêm sendo sistematicamente achatados, mesmo com os recordes na arrecadação de impostos”, sustenta o manifesto.

Os signatários criticam não apenas a educação universitária paulista, mas também a gestão nos ensinos fundamental e médio, com reclamações sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de São Paulo. E atacam o comportamento de Serra diante de reivindicações do magistério por melhores condições de trabalho.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários