À frente nas pesquisas, Dilma deve vencer “batalha dos governadores”

Maioria das disputas estaduais tem políticos da base em vantagem nas pesquisas

José Henrique Lopes, R7

A petista Dilma Rousseff, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial, também está em vantagem em relação a seu adversário, o tucano José Serra, quando o assunto é a disputa pelos governos estaduais.

Dos 18 governadores eleitos ainda no primeiro turno, em 3 de outubro, 11 apoiam a candidata do PT. Os outros sete estiveram com Serra durante a campanha.

Os aliados de Dilma venceram no Rio, com Sérgio Cabral (PMDB), e em alguns dos principais Estados do Nordeste, como na Bahia, onde o governador Jaques Wagner (PT) foi o mais votado, em Pernambuco, que reelegeu Eduardo Campos (PSB), e em Sergipe, onde o atual governador, Marcelo Déda, também conquistou mais quatro anos de mandato.

Os tucanos, por outro lado, saíram-se melhor em São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo, Geraldo Alckmin retornou ao governo, e em Minas o ganhador foi Antonio Anastasia, sucessor de Aécio Neves. Outro trunfo do grupo de Serra se deu no Paraná, que elegeu Beto Richa, ex-prefeito de Curitiba.

Restam ainda, porém, oito Estados e o Distrito Federal. Nestes locais, a exemplo do que ocorre na disputa presidencial, haverá segundo turno. Se os quadros apontados pelas pesquisas até o momento se concretizarem, Dilma deverá consolidar sua vitória na “batalha dos governadores”.

Um dos quadros mais favoráveis para o PT é o do Distrito Federal. Lá, o candidato apoiado por Dilma, o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz, mantém uma dianteira de quase 20 pontos.

Um levantamento do instituto Ibope divulgado no último dia 16 deu a ele 53% das intenções de voto, contra 35% de Weslian Roriz, candidata do PSC.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários