Tracking Vox/Band/iG: Denúncias não afetaram intenção de voto

Após duas semanas de medição, especialistas avaliam que levantamento mostra variação pequena dos candidatos

Alessandra Oggioni, iG

Em duas semanas de medição do tracking Vox Populi Band/iG, o cenário formado na corrida presidencial deste ano se mostra estável e com pouca variação. A candidata do PT, Dilma Rousseff, oscilou cinco pontos percentuais neste período, ficando entre 51% e 56% das intenções de voto. Já o tucano José Serra permaneceu entre 21% e 25% da preferência do eleitorado.

Para João Francisco Meira, diretor-presidente do Instituto Vox Populi, os recentes fatos envolvendo a quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e as denúncias de lobby na Casa Civil não influenciaram o quadro de intenções de voto. “Grande parte (dos eleitores) decidiu o voto baseada em fatores que antecederam a campanha, como satisfação com a situação econômica do País, com o governo, com a aprovação do presidente e a identificação partidária”, afirma.

Na análise do cientista político Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas, as denúncias em questão afetam somente alguns segmentos da classe média e têm pouca importância para a camada mais pobre. “O tema sigilo fiscal não é de fácil compreensão para a maioria dos brasileiros. Além disso, muitos enxergam as acusações como algo oportunista, exagerado”.

De acordo com o diretor-presidente da Vox Populi, não há indícios fortes de que haverá uma alteração relevante nos números nos próximos dias, em decorrência das acusações. Ele considera a variação de cinco e quatro pontos de Dilma e Serra, respectivamente, bastante pequena, levando em conta a margem de erro de 2,2 pontos. “Aparentemente, ao longo do mês de setembro, o grosso do eleitorado parece já ter assumido uma posição”, conclui Meira.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários