Serra fica 'mais paulista' após crescimento de Dilma

No total, 59% da agenda de Serra foi em São Paulo. Após início de agosto, quando pesquisas mostraram ampliação gradativa da vantagem da petista, tucano faz menos viagens para fora do Sudeste

João Peres, Rede Brasil Atual

Transcorridos dois meses da campanha eleitoral e a três semanas da votação do primeiro turno, a análise das agendas dos candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas mostra que os oposicionistas José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) concentraram atividades na capital paulista, enquanto Dilma Rousseff (PT) esteve muitos dias em Brasília (DF) e ficou sem compromissos anuciados em 20% dos 69 dias de campanha. No caso do candidato tucano, a tendência a paulistizar as ações de campanha se acirrou a partir do crescimento da concorrente governista.

A cobertura da Rede Brasil Atual utiliza mapas que dão a dimensão da importância dada a cada lugar – os dados foram coletados a partir de 6 de julho, data do início oficial do período eleitoral. Em linhas gerais, como já havia mostrado um levantamento ao final do primeiro mês, o Sudeste recebe prioridade de todos os postulantes ao Palácio do Planalto. A opção está ligada ao fato de se tratar da região que reúne os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A montagem de palanques estaduais, os levantamentos de intenções de voto e as mudanças de intensidade nas alianças partidárias fazem com que a escolha das viagens de cada candidatura vá oscilando ao longo do tempo. “As campanhas presidenciais, como têm bastante recurso, tendem a seguir um determinado roteiro em função da posição do candidato e de suas propostas políticas”, resume Emanuel Publio Dias, especialista em Marketing Político e Diretor Corporativo da ESPM.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários