
João Peres, Rede Brasil Atual
Transcorridos dois meses da campanha eleitoral e a três semanas da votação do primeiro turno, a análise das agendas dos candidatos à Presidência da República mais bem colocados nas pesquisas mostra que os oposicionistas José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) concentraram atividades na capital paulista, enquanto Dilma Rousseff (PT) esteve muitos dias em Brasília (DF) e ficou sem compromissos anuciados em 20% dos 69 dias de campanha. No caso do candidato tucano, a tendência a paulistizar as ações de campanha se acirrou a partir do crescimento da concorrente governista.
A cobertura da Rede Brasil Atual utiliza mapas que dão a dimensão da importância dada a cada lugar – os dados foram coletados a partir de 6 de julho, data do início oficial do período eleitoral. Em linhas gerais, como já havia mostrado um levantamento ao final do primeiro mês, o Sudeste recebe prioridade de todos os postulantes ao Palácio do Planalto. A opção está ligada ao fato de se tratar da região que reúne os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A montagem de palanques estaduais, os levantamentos de intenções de voto e as mudanças de intensidade nas alianças partidárias fazem com que a escolha das viagens de cada candidatura vá oscilando ao longo do tempo. “As campanhas presidenciais, como têm bastante recurso, tendem a seguir um determinado roteiro em função da posição do candidato e de suas propostas políticas”, resume Emanuel Publio Dias, especialista em Marketing Político e Diretor Corporativo da ESPM.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Comentários