Pesquisa Datafolha: eleitor acha que escândalo prejudica mais Serra do que Dilma

Chico Junior, Blog do Chico Junior / SRDZ

“A pesquisa de intenções de votos para presidente da República divulgada hoje pelo Datafolha, na qual Dilma Roussef (PT) aparece com 51% contra 27% do tucano José Serra, mostra um quadro com detalhes muito interessantes e que devem estar deixando os tucanos em polvorosa. Primeiro porque, até agora, o intenso noticiário sobre os chamados escândalos da quebra do sigilo fiscal e o que envolve a ex-ministra Erenice Guerra ainda não atingiram negativamente, de maneira geral, a candidata do PT. Ao contrário, e por mais incrível que possa parecer, ao responder sobre qual candidato será beneficiado ou prejudicado pelo caso da quebra do sigilo fiscal, a maior parte dos brasileiros não sabe opinar, mas do total dos 57% que tomaram conhecimento do caso, 30% dizem que a candidatura de Dilma Rousseff deve ser a mais beneficiada e 32% acham que a de Serra é a mais prejudicada.

Essa avaliação pode ter a ver com outra: quem está se saindo melhor no Horário Eleitoral Gratuito (assistido por 51% do eleitorado). Para 54% dos entrevistados Dilma está se saindo melhor do que Serra, com 25%.

Também nas classes nas quais se esperava que houvesse uma repercussão negativa na candidatura de Dilma, a pesquisa mostrou outra tendência: entre os eleitores de curso superior, ela subiu um ponto e entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, 4 pontos. Na faixa dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos, Dilma cresceu 3 pontos.

Na regiões, ela vence em todas, mas manteve-se estável na Sudeste, perdeu um ponto no Sul, e cresceu dois pontos no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste. Nos três principais colégios eleitorais, cresceu um ponto nos estados de São Paulo e Minas e perde um no Rio de Janeiro, embora tenha crescido nas capitais: 4 pontos em São Paulo e em Belo Horizonte e um ponto no Rio. "Considerando-se as capitais e os estados com base estatística para uma leitura segura’, diz o Datafolha, "nota-se queda de Dilma no Paraná (menos 5 pontos), no Distrito Federal (menos 8 pontos) e especialmente em Curitiba (menos 8 pontos)".

Outro dado importante é o índice de rejeição: Serra continua sendo o mais rejeitado pelo eleitorado, com 31%, enquanto Dilma tem 22%.

Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação do cartão circular com o nome dos candidatos, Dilma fica com 39% e Serra tem 19%.”

Comentários