Jornal espanhol chama Dilma de presidente e diz que eleição é tema superado no Brasil

El País afirma que discussão gira em torno da formação do próximo governo

Do R7

O jornal espanhol El País publicou reportagem neste domingo (5) tratando a candidata do PT Dilma Rousseff como presidente. De acordo com a matéria do jornal, a eleição é um tema “superado” no país e agora a discussão gira em torno da formação do governo Dilma.

Segundo o El País, o candidato da oposição, José Serra (PSDB) teve dificuldades para se aproximar dos eleitores e, com isso, Dilma leva uma ampla vantagem na disputa pela Presidência.

O jornal ainda destaca o fato de o presidente acompanhar a candidata do PT em atos públicos. A candidata petista se beneficiou da herança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal cabo eleitoral, segundo o El País.

- Rousseff, filha de um imigrante búlgaro, sempre se diferenciou por seu caráter forte e por uma enorme capacidade de gestão, mas, se conseguiu aumentar vertiginosamente sua fraca popularidade do início da campanha [há menos de um ano ela aparecia 20 pontos atrás de Serra], foi graças ao apoio de Lula, que a escolheu como herdeira.

Ainda de acordo com o jornal, nenhum dos principais candidatos – incluindo Serra e Marina Silva (PV) – questiona a figura de Lula e os avanços alcançados por seu governo. Além disso, a reportagem afirma que os candidatos não se diferenciam em relação às propostas apresentadas.

Com o cenário eleitoral definido, de acordo com o El País, o que está em discussão é a composição do futuro governo e a possível volta de nomes como José Dirceu e Antonio Palocci – ex-ministros de Lula que deixaram o governo durante o escândalo do mensalão.”

Comentários